MOVIMENTOS DA TERRA

Cientificamente falando, a Terra possui um único movimento, o qual pode, dependendo de suas causas, ser decomposto em suas componentes. Assim, o movimento da Terra pode ser suposto composto dos seguintes componentes:


Rotação da Terra
 

A rotação da Terra se dá em torno do imaginário eixo da Terra, o qual passa pelos pólos norte e sul geográficos. O período de rotação da Terra é de cerca de 23h56m04s, sendo, portanto, cerca de 03m56s mais curto do que o período correspondente a um dia solar de 24h00m00s. 

Se a Terra só tivesse movimento de rotação, então seu período de rotação coincidiria com a duração de um dia solar. Como a Terra possui também um componente de movimento de translação, depois de dar uma volta completa em torno de seu eixo, a Terra ainda não rodou uma volta completa com relação ao Sol. O período de rotação da Terra em torno de seu eixo recebe o nome de Dia Sideral, e o período de rotação com relação ao Sol recebe o nome de Dia Solar. A rotação da Terra é a responsável pela ocorrência da sucessão dos dias e das noites.


Movimento de Translação da Terra
 

O movimento de translação da Terra é aquele componente responsável pelo movimento da Terra em torno do Sol. O movimento combinado de rotação e translação é o movimento orbital da Terra em torno do Sol. O movimento de translação tem um período de cerca de 365d06h09m09,5s e é um pouco mais comprido do que o Ano das Estações que é de 365d05h48m46s. A pequena diferença se deve ao efeito do movimento de precessão do eixo da Terra.

 O movimento de translação, associado com a inclinação do eixo de riotação da Terra em relação ao seu plano orbital em torno do Sol, é o responsável pelo aparecimento das estações do ano. A Órbita, ou trajetória, da Terra em torno do Sol é uma elipse muito pouco achatada, sendo que o Sol ocupa um dos focos da elipse. Olhando para a elipse orbital da Terra, a olho nu não se pode distingui-la de uma circunferência. O eixo da Terra está inclinado de cerca de 66,5 o com relação a seu plano orbital.


Precessão e Nutação
 

Durante seu movimento anual orbital em torno do Sol, o eixo de rotação da Terra não permanece exatamente apontando para uma mesma direção do espaço. A Terra, num período de cerca de 26 mil anos, realiza um movimento no qual seu eixo parece descrever, aproximadamente, a superfície de um cone em torno de uma direção fixa no espaço. A esse movimento do eixo de rotação da Terra dá-se o nome de movimento de precessão. Por causa desse movimento, o pólo norte do eixo da Terra aponta para direções diferentes com o passar do tempo. Se o eixo apontar para uma estrela, ela passa a se chamar Estrela Polar. As chamadas estrelas polares variam com o tempo. 

Na verdade, o eixo de rotação não descreve um movimento que coincide com a superfície de um cone de base circular. O eixo oscila levemente em torno de uma circunferência. Esse movimento oscilatório do eixo de rotação da Terra recebe o nome de Movimento de Nutação. A nutação, com os atuais conhecimentos, é um conjunto de 106 componentes, mas que tende a aumentar de número conforme as pesquisas avancem em precisão. Pode-se dizer que a nutação é a componente de pequeno período da precessão.


Outros Componentes do Movimento da Terra
 

(A) movimento dos pólos 

A própria Terra oscila ligeiramente em torno de seu eixo de rotação. É como se na Terra úmida fosse transpassada uma grande agulha (seu eixo de rotação) e em seguida a Terra fosse oscilada. É essa oscilação que se observa ainda hoje. Esse movimento da Terra com relação ao seu eixo de rotação é que se denomina de Movimento dos Pólos. 

Se se pudesse determinar, a cada dia, a posição do ponto onde o eixo de rotação da Terra 'fura' a superfície da Terra, notar-se-ia que, dia após dia, esse ponto de furo seria diferente do do dia anterior. Ao longo de cerca de 14 meses, esses furos do eixo na Terra descreveriam, grosseiramente, uma circunferência de raio aproximadamente de 10 m centrada num ponto que chamaremos de pólo médio.

(B) Rotação Galáctica

 A Terra faz parte do Sistema Solar, e esse faz parte da Nossa Galáxia. Nossa Galáxia gira em torno de seu eixo, completando uma volta em cada 250 milhões de anos. Logo, a Terra possui também esse componente de movimento.

(C ) Outros Movimentos da Terra

Provavelmente a Terra ainda possua outros movimentos que ainda não foram descobertos.