Eventos

Cerimônia de Inauguração da instalação do Primeiro Telescópio no Observatorio CTA, e Messagem do Professor Takaaki Kajita, Prêmio Nobel de Física.

O passado 10 de outubro a construção do observatório do CTA foi inaugurada com a instalação do primeiro telescópio de grande porte (LST, pelas siglas em inglês). O evento aconteceu no lugar planejado para a rede de telescópios CTA norte, em La Palma, ilha do arquipélago das Canárias, Espanha. Mais informações podem-se encontrar no boletim de dezembro do CTA, com uma mensagem do Professor Takaaki Kajita, Prêmio Nobel de Física.

FAPESP Week 2018, CUNY Graduate Center, New York

Pesquisadores do IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciéncias Atmosféricas, Universidade de São Paulo) além de outros pesquisadores brasileiros, participaram de 26 a 28 de novembro no Workshop FAPESP Week no Graduate Center em Nova York,  CUNY, para falar de suas pesquisas. O simpósio visa fortalecer os vínculos entre presquisadores do Brasil e dos Estados Unidos como o objetivo de promover parcerias de pesquisa.

Link do evento.

Tese de Astronomia Premiada da área de Astrofísica de Plasmas e Altas Energias

No dia 26/10, houve a premiação anual das teses que se destacaram no IAG-USP no ano de 2017. A Tese de Doutorado em Astronomia premiada este ano foi a de Luis Kadowaki entitulada "Processos Magneto-hidrodinâmicos associados a discos de acreção", sob a orientação de Elisabete M. de Gouveia Dal Pino, do grupo de Astrofisica de Plasmas e Altas Energias que coordena o Projeto  CTA-ASTRI Mini-Array, o Precursor do CTA.

Apresentações da conferência "Black Holes as Cosmic Batteries" no Youtube

As palestras apresentadas na recente conferência "Black Holes as Cosmic Batteries", levada acabo em Foz do Iguaçu o passado 12-15 de setembro de 2018, podem ser encontradas no canal de Youtube:

O evento aconteceu com muito sucesso com palestras invitadas de Roger Blandford, Felix Mirabel e outros, assim como também palestras de contribuição.

Programa Ciência Aberta (FAPESP/Folha de S.Paulo) sobre a origem do Universo

Os pesquisadores brasileiros Carola Dobrigkeit Chinellato (IFGW-Unicamp), Elisabete de Gouveia Dal Pino (IAG-USP) e João Steiner (IAG-USP) discutiram, no programa Ciência Aberta, as questões e os principais avanços tecnológicos que tem permitido testar as principais teorias relacionadas à origem do Universo.

O programa Ciência Aberta é mensal e resultado da parceria entre a FAPESP e o jornal Folha de S.Paulo.

Agência FAPESP: link

Encontro sobre Grandes Projetos de Colaboração Internacional da Ciência Brasileira

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) estão organizando um encontro sobre grandes projetos de colaboração internacional da ciência brasileira. Os coordenadores dos principais projetos de grande porte estarão discutindo seus projetos e formas de financiamento.

Local: ABC - Rua Anfilófio de Carvalho, 29 (3º andar), Rio de Janeiro

Data: 12 - 13 de setembro

Programa: link

Conferência - Magnetic Fields in the Universe: from laboratory and stars to primordial structures

Most of the baryonic matter in the Universe is composed of ionized or partially ionized gas permeated by magnetic fields (i.e. a plasma state). Magnetic fields therefore play a key role in its evolution. This conference will be the fifth edition of the series "Magnetic Fields in the Universe : from Laboratory and Stars to the primordial Structures" that, since 2004, have brought together experts involved in Astrophysical, Space and Laboratory Plasmas and young researchers . The goal of this series is to provide ample exchange of the new results and recent progress in these distinct but closely related research areas and provide the new generations with a broad perspective of the field. It has allowed cross-pollination of disciplines.