Conceitos de Astronomia (curso de extensão universitária)

O curso de extensão universitária "Conceitos de Astronomia" tem como objetivo dar uma visão geral de Astronomia e Astrofísica aos graduandos e graduados na área de exatas.

Curso online e gratuito. Vagas limitadas.

Período de realização: de 09/08/2021 a 26/08/2021
As aulas serão oferecidas inteiramente online, com atividades síncronas e assíncronas:
- Atividades assíncronas: vídeos disponibilizados uma semana antes do início do módulo (a partir de 09/08).
- Atividades síncronas: aulas no formato de “lives” durante duas semanas, de segunda à quinta-feira, no horário noturno - das 19:00 às 21:00 (a partir de 16/08)

Carga horária: 30h
A frequência mínima para emissão de certificado é de de 75%. 
Obs.: A presença nas atividades assíncronas será computada através de questionário de “verificação de visualização". A presença nas atividades síncronas será computada por formulário disponibilizado durante a transmissão da "live".
 
Público-alvo: Graduandos e Graduados da área de Ciências Exatas.
Importante: É obrigatório ser estudante de graduação ou graduado em cursos da área de exatas com ênfase em Física, Astronomia, Matemática e Química. Os documentos comprobatórios (certificado de conclusão ou diploma para graduados; declaração de matrícula para graduandos) deverão obrigatoriamente ser submetidos durante o período de inscrição no sistema Apolo.
 
Inscrições: de 05/07/2021 00:00 a 25/07/2021 23:59 (exclusivamente online - sistema Apolo)
Vagas: 200 (mínimo de participantes para realização do curso: 100)
Obs.: Havendo mais inscritos do que vagas oferecidas, será realizado sorteio entre todos os inscritos. Caso um candidato sorteado não atenda o requisito, a inscrição será invalidada e será convocado o próximo sorteado. Data do sorteio: 26/07/2021
Atenção: os estudantes matriculados deverão seguir as instruções e ingressar no Moodle do curso obrigatoriamente até 06/08/2021.
 
Coordenação e corpo docente
Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Serra Cypriano
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa
As aulas serão ministradas por docentes do Departamento de Astronomia do IAG/USP.
 
PROGRAMA
 
1. CONCEITOS DE ASTROFÍSICA: Apresentação de conceitos astronômicos que os estudantes devem dominar para um melhor entendimento das palestras que se seguem. São explicados, dentre outros, os conceitos de espectros, linhas espectrais, magnitudes, cores paralaxe e efeito Doppler-Fizou.
2. ASTRONOMIA E TECNOLOGIA: Descrição dos instrumentos e técnicas usados em astronomia para se obter informações sobre os corpos celestes.
3. O SISTEMA PLANETÁRIO SOLAR: Uma visão geral do sistema planetário solar: planetas, planetas anões e corpos menores.
4. ASTROMETRIA: A posição dos astros e a Astronomia.
5. DINÂMICA DOS SISTEMAS PLANETÁRIOS: Nessa palestra são discutidos os fundamentos da dinâmica de sistemas planetários,incluindo as Leis de Kepler e sua importância para o desenvolvimento da gravitação Universal até técnicas modernas que incluem o caos nesses sistemas. Resultados de vários sistemas planetários interessantes, são apresentados.
6. ASTROBIOLOGIA E EXOPLANETAS: Uma descrição dos resultados atuais dos projetos de busca de planetas em outros sistemas solares.
7. O SOL: A estrutura interna, as características da superfície e a atmosfera do Sol.
8. ESTRELAS: Uma descrição das estrelas, suas diversas cores e luminosidades, sua estrutura interna e seu funcionamento.
9. ANÃS BRANCAS, ESTRELAS DE NÊUTRONS E BURACOS NEGROS ESTELARES: São abordadas as fases pelas quais uma estrela passa ao sair da sequência principal e os produtos resultantes, incluindo anãs brancas, estrelas de nêutrons e buracos negros.
10. A VIA LÁCTEA: Discutem-se as principais estruturas de nossa Galáxia, tais como o bojo, disco e halo e os tipos de objetos que
se encontram em cada uma delas, incluindo as populações estelares e os vários tipos de “nebulosas”.
11. AS GALÁXIAS: Os principais tipos de galáxia, suas características dominantes e evolução.
12. BURACOS NEGROS SUPÈRMASSIVOS: Nesse curso falaremos sobre os fenômenos associados a buracos negros supermassivos, como os núcleos ativos de galáxias, surtos de raios gama e os raios cósmicos com energias altíssimas, e ondas gravitacionais geradas por buracos negros.
13. MATÉRIA ESCURA E AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO: Descrição das maiores estruturas do Universo, formadas por conjuntos de galáxias, desde grupos pequenos até aglomerados e superaglomerados de galáxias. Discute-se também a forma como se distribui a matéria no Universo.
14. COSMOLOGIA: Nessa palestra é descrito o modelo atual de origem e evolução do universo como um todo, onde é introduzido o conceito de energia escura, como elemento que explica a aceleração da expansão do Universo.
 
Sessões extra:
1. Pós-graduação em Astronomia no IAG
a. Acadêmica
b. Profissional em ensino
2. Os grandes projetos do IAG/FAPESP
a. GMT
b. CTA Mini-array
c. Llama
 
Referência Bibliográfica:
Astronomia - Uma visão geral do universo, A. C. S. Friaça, E. Dal Pino, L. Sodré Jr., V. Jatenco-Pereira (orgs.), 288pp, 2000, EDUSP,
ISBN 85-314-0462-2