Estação de Observação Remota do SOAR
Desde 2006, as atividades de ensino e pesquisa do Departamento de Astronomia do IAG/USP contam com uma estação remota para utilização do telescópio SOAR (Southern Astrophysical Research Telescope), localizado no Chile. Foi a primeira estação remota do SOAR instalada no Brasil, que é um dos parceiros do telescópio.
A estação remota do SOAR no IAG é conectada ao telescópio por meio da Internet 2, exclusiva para projetos científicos. Por meio da estação, é possível realizar pesquisas astronômicas em um telescópio de grande porte sem sair do Brasil. A facilidade também favorece a participação de alunos de pós-graduação e de iniciação científica em pesquisas e no manuseio do SOAR.
O SOAR está em funcionamento desde 2005 e foi construído em consórcio formado pelo Brasil e por universidades norte-americanas. Por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio da Fapesp, o Brasil contribuiu com 34% do custo total de construção e montagem do SOAR, estimado em 30 milhões de dólares.
A localização do SOAR na montanha andina de Cerro Pachón, a 2.700 metros acima do nível do mar, é privilegiada para a observação astronômica, com noites limpas e secas. O espelho do telescópio tem 4,1m de diâmetro, com controle mecânico. O IAG também participou do projeto do SOAR e da construção de diversos equipamentos nele instalados.