Programa de Pós-Graduação em Astronomia

O Programa de Pós-Graduação em Astronomia do IAG/USP foi pioneiro no Brasil e já formou 210 mestres e 171 doutores (dados até 2011), tendo papel decisivo no desenvolvimento da área no país. O Programa mantém colaborações com outras instituições de pesquisa brasileiras e internacionais.

As pesquisas de Pós-Graduação em Astronomia contam com recursos como o Laboratório de Astroinformática (cluster de 2034 processadores para simulações numéricas), o Observatório Abrahão de Moraes (instrumentos astrométricos) e um telescópio de 24 polegadas no Observatório do Pico dos Dias, do Laboratório Nacional de Astrofísica. Também é possível solicitar acesso ao telescópio de 1,6m do LNA, antenas de radioastronomia de 13,7m em Itapetinga e consórcios internacionais como o SOAR.

O Programa de Pós-Graduação em Astronomia do IAG/USP é bem avaliado pela Capes, mantendo nota 7 (máxima). Como em todos os programas de pós-graduação stricto-sensu da Universidade de São Paulo, os candidatos aprovados não pagam mensalidades, além de poderem solicitar bolsas de auxílio de agências financiadoras. O processo seletivo é feito em dois períodos a cada ano.

Mais informações podem ser encontradas na página da Pós-Graduação do IAG/USP.