Modelos Tridimensionais de Transporte Radiativo: uma Ponte entre Teoria e Observações

Coordenador:
Alex C. Carciofi (IAG/USP)

A interferometria óptica e infravermelha tem possibilitado avanços importantíssimos em várias áreas da astrofísica, em particular na astrofísica estelar, pois permite resolver angularmente objetos estelares próximos com detalhes sem precedentes. A par dos avanços observacionais, houve, também, avanços significativos em simulações computacionais. O código HDUST, de autoria de A.C. Carciofi e J.E. Bjorkam, é uma ferramenta computacional que permite resolver a equação de transporte radiativo e o problema do equilíbrio termodinâmico em regime não-local para geometrias arbitrárias e tridimensionais. Como tal, permite realizar simulações numéricas realistas de vários tipos de objetos. Tais simulações, e sua aplicação na análise de dados interferométricos de estrelas do tipo Be e B[e], constituem o cerne deste programa de pesquisa.

Também participam deste projeto: Jon Eric Bjorkman (University of Toledo, EUA), Armando Domiciano de Souza (Universite de Nice, França), Thomas Rivinus (ESO), Stanislav Stefl (ESO), Dietrich Baade (ESO), Marcelo Borges (ON)

Linhas de Pesquisa:
Agência Financiadora: