Pesquisa em Ciências Atmosféricas
Em Ciências Atmosféricas, as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no IAG estão voltadas a estudos do clima e dos sistemas meteorológicos, incluindo monitoramento e previsão meteorológica, além dos processos físico-químicos relacionados com a poluição atmosférica.
Linhas de pesquisa
Climatologia
Estudo das condições atmosféricas típicas em diferente regiões do globo a partir de observações (rede convencional e satélites), e de simulações numéricas com modelos climáticos regionais e globais.
Dinâmica de Grande e Mesoescala
Estudos diagnósticos de grande e mesoescala e de interação entre escalas, incluindo modelagem numérica do tempo e clima.
Eletricidade Atmosférica
Eletrificação em nuvens, física da precipitação em tempestades, técnicas de monitoramento de descargas elétricas, aplicações de relâmpagos em meteorologia e hidrologia.
Hidrometeorologia
Previsão de chuvas e vazões de curto e curtíssimo prazo por meio de sensores locais e remotos, modelos numéricos atmosféricos e hidrológicos.
Interação Atmosfera-Oceano
Interações entre a atmosfera e o oceano nas diversas escalas espaciais e temporais, através de análise de dados e de modelagem numérica.
Interação Biosfera-Atmosfera
Interações entre a biosfera e a atmosfera enfocando as relações do clima com os principais ecossistemas e agroecossistemas brasileiros.
Micrometeorologia
Estudos observacionais e numéricos dos processos de troca de energia, massa e quantidade de movimento entre a superfície e a atmosfera que afetam a camada limite planetária atmosférica.
Poluição Atmosférica
Estudos da poluição atmosférica com destaque para a região metropolitana de São Paulo enfocando a caracterização física e química de aerossóis atmosféricos, a deposição úmida, os bioaserossóis assim como a modelagem da dispersão, formação e remoção de poluentes atmosféricos.
Radiação Atmosférica
Enfoca a transferência de radiação na atmosfera e sua interação com nuvens e aerossóis através de medidas experimentais e por satélite assim como de modelagem numérica para obtenção de propriedades atmosféricas.
Sensoriamento Remoto da Atmosfera
Processos físicos associados à formação e desenvolvimento de tempestades atmosféricas através de radar meteorológico, sensores de infra-vermelho e micro-ondas a bordo de satélites e medidas experimentais de microfísica de nuvens feitas a partir de aviões instrumentados.