Sobre
Criado em 1975, o Departamento de Ciências Atmosféricas é responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, avaliado com nota máxima (7) pela Capes, e pelo curso de Bacharelado em Meteorologia, no qual 30% dos alunos matriculados estão em estágio de iniciação científica com bolsas da Fapesp, CNPq, FTCH e FUSP.
O Departamento conta com ampla gama de laboratórios e grupos de pesquisa dedicados ao estudo dos diferentes fenômenos atmosféricos, desenvolvendo pesquisas nas áreas de climatologia, dinâmica de grande e mesoescala, eletricidade atmosférica, interação atmosferaoceano, interação biosfera-atmosfera, hidrometeorologia, micrometeorologia, poluição atmosférica, radiação atmosférica e sensoriamento remoto da atmosfera.
A infraestrutura para desenvolvimento de pesquisas é de alto nível, permitindo acesso a diversos bancos de dados, equipamentos sofisticados de medidas e ampla gama de laboratórios de aparelhagem moderna. O Departamento também mantém participação em grandes projetos de pesquisa com instituições nacionais e internacionais.
Além dessas atividades, o Departamento de Ciências Atmosféricas oferece projetos e cursos de extensão universitária e presta serviços à comunidade por meio de convênios com órgãos estaduais e federais.
Missão do IAG
Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento do país, promovendo o ensino, a pesquisa e a difusão de conhecimentos sobre as ciências da Terra e do Universo e aspirando reconhecimento e liderança pela qualidade dos profissionais formados e pelo impacto de nossa atuação científica e acadêmica.