Curso sobre Vehicular Emissions Inventory (VEIN)

Objetivo: Fornecer aos participantes do conhecimento prático sobre a utilização do modelo VEIN usando a linguagem de programação R.

Período de realização: dias 27 e 28/02/2020, das 09:00 às 18:00
Público-alvo: estudantes (graduação e pós-graduação) e profissionais da área de poluição do ar e engenharia.
Local: IAG-USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária, São Paulo, SP)
Vagas: 30 (mínimo para realização do curso: 05 participantes)
Curso gratuito
Inscrições: de 10 a 19/02/2020 (encerramento às 17:00), somente pelo formulário online disponibilizado em: https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormCursosOferecidosListar?oriins=W&codmnu=1447

Sobre o curso

A fonte de poluição do ar mais importante nos centros urbanos são as emissões veiculares. Atualmente, a maior parte da população mora nos centros urbanos, onde e as emissões veiculares tem efeitoes deletéreos na saude humana e tambem nos ecosistemas. Saber como realizar inventários de emissões veiculares é importante para cientistas atmosféricos, meteorologistas, engenheiros e interessados. Um inventário de emissões veiculares é uma ferramenta util para verificar o cumplimento dos padrões de emissão veicular por parte da gerencia ambiental das cidades. Como os veículos tem multiplies processos emisores, considerando tambme a complexidade do procesamento da atividade veicular faz que o a compilação de inventaŕios de emissões veiculares seja um desafio pois requere conhecimento multidisplinar.
O modelo VEIN https://atmoschem.github.io/vein/ é um pacote de R que permite estimar emissões veiculares. Este modelo tem muitas ferramentas para procesar a atividade veicualr como fluxos veiculares o frota por região, assim como fatores de emissão para todos os processos emisores. Mais ainda, VEIN inclui muitas ferramentas de geoprocessamento, portanto não é necessário usar software como ArcGis o Qgis. No caso dos fatores de emissão, tem fatores por ano de uso da CETESB de Brasil, europeos como funções de velocidade e do ministério de meio ambiente da China. O processamento das emissẽos pode ser feito como mapas e bancos de dados. Portanto, VEIN é um software gratuito que permite a estimativa complexa das emissões veiculares.