Notícias da Comissão de Pesquisa

Missão Espacial Gaia – 3º data release

por Ramachrisna Teixeira*
 
O consórcio ESA/DPAC publicou no dia de hoje, 3 de dezembro de 2020, a primeira parte do terceiro release de dados da Missão Espacial Gaia.

V IAG Science Day - Trabalhos Premiados

A edição de 2020 do IAG Science Day contou com 86 trabalhos apresentados ao longo de sete sessões, entre os dias 24 e 27 de novembro. Realizada pela primeira vez em formato online, respeitando as orientações para controle da pandemia de Covid-19, esta edição também teve como novidade a criação de prêmios para destacar os melhores trabalhos apresentados.

 

GMT Brasil lançará série de vídeos Fascínio do Universo

 
A série Fascínio do Universo é uma produção de vídeos científicos sobre temáticas relacionadas à astrofísica.

Bolsa de Pós-Doutorado em Saúde Coletiva

 
O INCLINE/IAG/USP oferece 1 vaga de Pós-Doutorado vinculada ao projeto MEWAR, o qual reúne várias áreas do conhecimento para colaborar em trabalho de modelagem de populações de mosquitos no nordeste do Brasil, correlacionando dados de clima, tempo e de vigilância móvel espaço-temporal , com o objetivo de desenvolver um sistema de alerta precoce e resposta rápida por autoridades de saúde.
 
Esperamos receber inscrições de candidatos talentosos, organizados motivados para trabalhar em proximidade a nossos parceiros da University College London (Rein

Câmera JPCam registra primeira luz e se prepara para mapeamento tridimensional do Universo

Com participação brasileira, projeto J-PAS completa instrumentação no Observatório Astrofísico de Javalambre, Espanha
 
A câmera JPCam, instalada no mês de junho deste ano no telescópio de 2,5m Javalambre Survey Telescope (JST/T250) do Observatório Astrofísico de Javalambre (OAJ), registrou na noite de  29 de junho sua primeira luz técnica, obtendo com sucesso suas primeiras imagens do céu.

Profa. Claudia Mendes de Oliveira é eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências

A Profa. Dra. Claudia Lucia Mendes de Oliveira, do Departamento de Astronomia do IAG/USP, está entre os 14 novos membros titulares eleitos na Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências Físicas. O resultado foi anunciado no dia 3 de dezembro, após Assembleia Geral Ordinária da ABC. A posse dos novos membros titulares acontecerá em maio de 2020.

Moção da Congregação do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia

 
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), incorporado à Universidade de São Paulo desde 1946, tem importante papel na produção científica e intelectual nacional. O instituto acolhe mais de 300 alunos de graduação e aproximadamente 200 alunos de pós-graduação.

Bolsa TT4 da FAPESP - projeto LLAMA

O projeto LLAMA (construção de radiotelescópio nos Andes argentinos) seleciona especialista em informática para integrar a equipe que prepara os programas de controle da antena.

Para se beneficiar de bolsa TT4 atribuída ao projeto, o candidato deve ter diploma de graduação + dois anos de experiência após a graduação, ou mestrado.

O valor da bolsa é de R$ 3104,80 para 40 horas semanais. Tempos menores podem ser negociados.
 
Contato: jacques.lepine@iag.usp.br ou telefone 30912757

IAG lança livro de Paulo Marques dos Santos sobre a história da Astronomia Observacional no Brasil

 
Com grande satisfação a Diretoria do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) comunica o lançamento do livro "UMA RETROSPECTIVA DE 50 ANOS DA ASTRONOMIA OBSERVACIONAL NO BRASIL (1952–2002)", cujo autor é o Prof. Dr. Paulo Marques dos Santos.
 
Paulo Marques dos Santos faz parte do IAG desde 1947, atuando como meteorologista na Estação Meteorológica que segue instalada no atual Parque Cientec (antiga sede do IAG).

Rara emissão laser é detectada na Nebulosa da Formiga por astrônoma da USP

Um novo estudo sobre a bela Nebulosa da Formiga (também chamada Menzel 3) detectou a emissão de laser de hidrogênio produzida no núcleo deste objeto. A descoberta é relatada em artigo publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society que tem a astrônoma Isabel Aleman como autora principal.
 
Nebulosas planetárias são formadas no estágio final de vida de estrelas de baixa e média massa.