Atividade estelar e seu impacto na habitabilidade planetária

29/09/2022 - 12:00 - 13:00
Auditório "Prof. Dr. Paulo Benevides Soares" (bloco G) – IAG/USP, com transmissão pela internet

Atividade estelar e seu impacto na habitabilidade planetária

com Adriana Valio

Centro de Radio Astronomia e Astrofisica Mackenzie (CRAAM)

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atualmente já são mais de 5000 planetas descobertos em torno de outras estrelas. Dentre os mundos recém descobertos, vários são muito diferentes dos planetas conhecidos do Sistema Solar. Existem gigantes gasosos como Júpiter orbitando muito próximos da sua estrela. Também foram detectados planetas do tipo Super-Terra e mini-Netunos, sem iguais no Sistema Solar, e que são os tipos mais comuns de planetas na Via Láctea. Até alguns planetas como a Terra já foram descobertos orbitando na zona habitável da estrela. Resta saber se algum deles pode abrigar vida. Entre vários fatores, a habitabilidade planetária também depende da atividade de sua estrela hospedeira. Apresentaremos alguns fenômenos desta atividade como super explosões, radiação UV e ventos e como estes afetam os planetas em órbita.

- Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Astronomy - University of California at Berkeley (1992), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1989) e Phd In Astronomy - University of California at Berkeley (1995). Realizou pós-doutorados no California Instittute of Technology (Caltech - 1995-1997) e na UNICAMP (1997-1999). É livre-docente pela Universidade de São Paulo (2008). Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) no biênio 2012-2014, e tesoureira da SAB (2015-2017). Professora adjunto e coordenadora do curso de pós-graduação em Ciências e Aplicações Geoespaciais da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora da área de Astronomia da FAPESP desde 2016. Membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Física e Astronomia (2018-2021). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em atividade Solar e Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: explosões e manchas solares e estelares, atmosferas solar e estelar, planetas extrassolares e a interação com suas estrelas, habitabilidade planetária, além de radioastronomia.