Aplicações e Limitações do Método GPR (curso de extensão universitária)

08/03/2022 - 08:00 - 10/03/2022 - 17:00
Curso online

Coordenador: Prof. Dr. Jorge Porsani - Departamento de Geofísica do IAG/USP

Modalidade: Curso de difusão a distância

Carga horária: 16 horas

Período de realização: dias 08 (terça-feira) e 10/03/2022 (quinta-feira), em período integral (das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00)

Objetivo: Apresentar os princípios físicos e matemáticos envolvidos no método GPR-Ground Penetrating Radar, os modus operandis e suas principais aplicações e limitações em estudos geológicos, hidrológicos, geotécnicos, ambientais, mapeamento de redes de utilitários em ambiente urbano e estudos arqueológicos.

Público alvo: Alunos de graduação e pós-graduação em Geociências (Geofísica, Geologia), Engenharias e Ciências afins; profissionais liberais que atuam na área de mapeamentos de redes de utilitários no subsolo.

Formato: O curso será 100% online, via Google Meet. O contato com os alunos será realizado via email. As aulas serão síncronas e não serão gravadas.

Inscrições e taxas

Período de inscrições: de 03 a 31/01/2022, exclusivamente por meio do Sistema Apolo da USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/).
Obs.: Após preencher o formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá anexar no Sistema Apolo:
- cópia de RG/RNM (não será aceita CNH ou outro documento, mesmo que tenha foto)
- atestado de matrícula emitido no 2º semestre de 2021 (apenas para estudantes de graduação e de pós-graduação)
Findo o período de inscrições, os(as) candidatos(as) selecionados(as) receberão por e-mail o boleto para pagamento da taxa de matrícula. A matrícula será efetivada após a confirmação do pagamento.

Vagas: 150 (número mínimo de participantes: 15)

Critérios para Seleção: As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição priorizando os alunos e profissionais da área de Geociências: Geofísica e Geologia, Engenharias e afins.

Taxa de matrícula:
- Aluno da Graduação: R$ 40,00
- Aluno da Pós-Graduação: R$ 80,00
- Profissionais em Geral: R$ 700,00

Isenção da taxa de matrícula: Os pedidos de isenção de taxa serão recebidos somente dentro do período de inscrições, mediante envio da solicitação para o e-mail cursosext@iag.usp.br, em que deve constar em qual categoria se enquadra e apresentar o respectivo comprovante:
- Estudantes USP: comprovante de matrícula atualizado
- Docentes e Funcionários da USP: holerite atualizado
- Terceira idade (a partir de 60 anos) e Outros: RG e CPF
Obs.: Candidatos que solicitam isenção da taxa de matrícula devem realizar sua inscrição pelo Sistema Apolo da USP dentro do prazo informado.
Havendo mais interessados que o número de vagas, a concessão da bolsa será realizada por sorteio.

Critério de aprovação

Por se tratar de curso de Difusão, a sistemática de avaliação vai contemplar apenas a frequência. Estudantes com frequência maior ou igual a 75% serão considerados aprovados.

Programa do Curso

O que é o método GPR? Histórico. Principais aplicações e limitações. Princípios físicos e matemáticos. Propriedades físicas dos materiais geológicos. Propagação de ondas eletromagnéticas em altas freqüências. Coeficiente de reflexão do GPR. Os módulos de um Sistema GPR (equipamentos GSSI e Ramac/Mala). Técnicas de aquisição de dados (Perfis de reflexão com afastamento constante e Sondagens de velocidade CMP/WARR). Etapas básicas do processamento e interpretação de dados. Técnicas de conversão dos perfis GPR de tempo em profundidade. Calibração do equipamento sobre alvos cujas geometrias e propriedades físicas são conhecidas. A instalação do Sítio Controlado de Geofísica Rasa (I e II) do IAG/USP (um laboratório de testes geofísicos no subsolo, i.e., um campo de provas). Análise e discussão dos resultados GPR nos Sítios Controlados do IAG/USP, incluindo as discussões de casos práticos, visando o mapeamento de interferências no subsolo, tais como, tubulações metálicas e de PVC (vazias e com água), manilhas de concreto, tambores metálicos (vazios) e tambores plásticos (vazios e cheios de água), cabos elétricos e conduítes de PVC, vasos cerâmicos, amontoados de seixos, dentre outros. Exemplos de aplicações no Brasil: estudos geológicos (estratigrafia, sedimentologia), hidrogeológicos (localização do lençol freático, caracterização de aqüíferos fraturados em rochas graníticas, estudos de assoreamento de rios e lagos), exploração mineral (localização de zonas mineralizadas com cassiterita em Rondônia, localização de fraturas em granitos ornamentais em apoio ao avanço da exploração na frente de lavra), estudos ambientais (mapeamento e delineamento de plumas de contaminação em aterros sanitários e derrames de óleo diesel), estudos arqueológicos, planejamento urbano (mapeamento de redes de interferências (ou utilitários) em apoio às obras da COMGÁS e do METRÔ de São Paulo). Casos históricos. Referências bibliográficas e Sites na Internet.

Mais informações: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=140400148&cod_edicao=21001&numseqofeedi=1

03 a 31/01/2022 - Período de inscrições
04/02/2022 - 1ª chamada para matrícula (envio de boletos)
11/02/2022 - 2ª chamada para matrícula (envio de boletos)