Explorando a Meteorologia (curso de extensão universitária - online) - oferecimento: junho de 2021

07/06/2021 - 09:00 - 11/06/2021 - 12:00
Ensino a distância

O curso é gratuito e será ministrado a distância. As aulas serão síncronas, com um total de 15 horas-aula. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, na semana de 07 a 11/06/2021, sempre das 09:00 às 12:00.

Objetivo: O objetivo deste curso é transmitir conceitos básicos de meteorologia em linguagem adequada a professores do Ensino Médio, bem como ao público interessado, apresentando novas abordagens para o ensino de meteorologia que podem ser usadas num processo de ensino interdisciplinar, e na compreensão dos fenômenos que ocorrem na atmosfera. Pretendemos assim, proporcionar aos alunos, conhecimentos básicos de meteorologia que possibilitem uma abordagem interdisciplinar de seus conteúdos para os professores, e a aplicação dos conhecimentos adquiridos no uso cotidiano para os demais participantes. Visa à pronta aplicação de tais conhecimentos adquiridos neste curso em suas atividades didáticas.
Público Alvo: Professores do Ensino Médio, alunos de escolaridades diversas, público em geral.

Inscrições: de 10/05/2021 00:00 a 21/05/2021 23:59, exclusivamente por meio de formulário no Sistema Apolo: https://uspdigital.usp.br/apolo/

Vagas: 250 (mínimo de 10 participantes para a realização do curso). Havendo mais inscritos do que vagas, haverá sorteio.

Conteúdo:
  • Camadas da Atmosfera
  • Perfil da Temperatura
  • Umidade Relativa
  • Pressão atmosférica
  • Vento
  • Precipitação
  • Insolação
  • Radiação
  • Evaporação
  • Observações Meteorológicas
  • Classificação e Observação de Nuvens
  • Estações do Ano
  • Efeito Estufa
  • Camada de Ozônio
  • Tempestades: relâmpagos e trovões, tornados, trombas d’água e furacões.