Mudanças Climáticas e suas Interdisciplinaridades (disciplina condensada de pós-graduação)

03/08/2020 - 09:00 - 14/08/2020 - 17:00
Disciplina online

A disciplina AGM5832 - Mudanças Climáticas e suas Interdisciplinaridades será ministrada no IAG por docentes da USP ligados ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (NapMC – INCLINE), cujo principal objetivo é promover a interdisciplinaridade das diversas áreas de pesquisa científica relacionadas às Mudanças Climáticas. Instituições da USP envolvidas: IAG, IF, FSP, IO, IEE, EACH, IGc, EESC, FEA.

Objetivo: desenvolver conhecimentos gerais e interdisciplinares sobre aspectos relacionados às Mudanças Climáticas e suas implicações no clima passado, presente e futuro.

Carga horária: 60 horas ao longo de duas semanas (03 a 14 de agosto de 2020), aulas de segunda a sexta, às 09h-12h e às 14h-17h (equivale a 4 créditos)

Requisito: ter concluído curso de graduação em qualquer área.

Tópicos: (1) balanço de energia na atmosfera; (2) paleoclimatologia; (3) economia das mudanças climáticas; (4) introdução à oceanografia descritiva de importância para as mudanças e variabilidade do clima; (5) poluição atmosférica e clima; (6) recursos hídricos e clima; (7) biometeorologia humana; (8)  sustentabilidade, políticas públicas e interdisciplinaridades; (9) governança ambiental e mudanças
climáticas globais - dimensões conceituais. O primeiro dia do curso incluirá uma introdução geral ao INCLINE e palestra de pesquisador convidado.

Obs.: O curso será totalmente online. É preciso se matricular oficialmente e participar integralmente para obter os créditos da disciplina.

Matrículas:

→ alunos regulares USP: 15 a 19 de julho 2020, pelo Sistema Janus. /novo prazo

→ alunos não regulares: 06 julho de 2020. Enviar a documentação abaixo digitalizada para  incline.aca@iag.usp.br
1) Formulário de inscrição preenchido e assinado;
2) Cópia do CPF e RG ou Passaporte se estrangeiro;
3) Cópia do diploma do curso de graduação concluído;
4) Cópia do histórico escolar;
5) Curriculum Vitae.

→ alunos ouvintes: inscrição até 23 de julho 2020 pelo formulário: https://forms.gle/whFAFJHEJ9i5XQPn7