Mudanças Climáticas e suas Interdisciplinaridades (disciplina condensada de pós-graduação)

08/08/2022 - 09:00 - 19/08/2022 - 17:00
Online (Google Meet)

A disciplina de Pós-Graduação Mudanças Climáticas e suas Interdisciplinaridades (AGM5832) será realizada de 08 a 19 de agosto de 2022. O curso tem o objetivo de desenvolver conhecimentos gerais e interdisciplinares sobre aspectos relacionados às Mudanças Climáticas e suas implicações no clima passado, presente e futuro.

Em 2022, o curso será totalmente online, e as aulas serão ministradas em inglês caso exista ao menos um aluno estrangeiro* matriculado (* cujo idioma principal não seja português ou espanhol).
Importante: é preciso se matricular oficialmente e participar integralmente para obter os créditos da disciplina. Alunos inscritos como ouvintes não recebem nenhum tipo de certificado.

A disciplina será ministrada por docentes da USP ligados ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (NapMC – INCLINE), cujo principal objetivo é promover a interdisciplinaridade das diversas áreas de pesquisa científica relacionadas às Mudanças Climáticas.
Instituições da USP envolvidas: IAG, IF, FSP, IO, IEE, EACH, IGc, EESC, FEA.

Tópicos: (1) balanço de energia na atmosfera; (2) paleoclimatologia; (3) economia das mudanças climáticas; (4) introdução à oceanografia descritiva de importância para as mudanças e variabilidade do clima; (5) poluição atmosférica e clima; (6) recursos hídricos e clima; (7) biometeorologia humana; (8)  sustentabilidade, políticas públicas e interdisciplinaridades; (9) governança ambiental e mudanças climáticas globais - dimensões conceituais.

Carga horária: 60 horas ao longo de duas semanas, aulas de segunda a sexta, às 09h-12h e às 14h-17h (equivale a 4 créditos).

Matrículas gratuitas e abertas para todos os alunos de Pós-Graduação da USP e também para interessados de instituições externas. Requisito: ter concluído curso de graduação em qualquer área.

Matrícula:
    * alunos regulares USP: de 04 a 40 de julho de 2022, pelo Sistema Janus.

* alunos não regulares: de 18 a 22 de julho de 2022. Enviar a documentação abaixo digitalizada para cpgiag@usp.br:
        1) Formulário de inscrição preenchido e assinado;
        2) Cópia do CPF e RG ou Passaporte se estrangeiro;
        3) Cópia do diploma do curso de graduação concluído;
        4) Cópia do histórico escolar;
        5) Curriculum Vitae;
        6) Comprovante de Vacinação contra Covid-19 (1ª e 2ª doses / reforço).

* alunos ouvintes (não recebem certificado): até 29 de junho 2022, pelo Formulário Ouvinte