Interpolação e Expansão em Harmônicos Esféricos de Modelos de Tomografia Adjunta

Data: 
27/11/2019 - 16:30
Local: 
Auditório 1

Caio Henrique Ciardelli

Doutorando do Depto de Geofísica

 

 

A tomografia adjunta é a metodologia mais avançada já criada para imagear o interior do planeta usando ondas sísmicas. Um dos métodos de modelagem mais comuns para gerar o campo onda necessário ao cálculo dos gradientes é o dos elementos espectrais. Ele utiliza um particionamento sofisticado da malha usada na simulação numérica, baseado em uma distribuição irregular dos pontos. Isso garante uma alta precisão e performance nas simulações, mas também dificulta muito a utilização do modelo para outros fins, bem como seu compartilhamento com outros pesquisadores.

A expansão desses modelos em harmônicos esféricos é uma das soluções mais versáteis, permitindo uma ampla gama de análises e manipulações de maneira muito mais simples. Completar essa tarefa, no entanto, foi um enorme desafio que exigiu o desenvolvimento de uma complexa rotina de interpolação.

Embora pareça um problema específico, a teoria, experiência e todas as técnicas criadas podem ser muito úteis em várias outras áreas de estudo e por isso serão apresentadas no seminário.