Mestrado: Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas

Data: 
02/06/2020 - 14:00
Local: 
Auditório P218 do IAG/USP


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Amanda Cristina Tedesco Piovezan
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas”

Comissão Julgadora:
Prof. Dr. Eder Cassola Molina - IAG/USP
Profa. Dra. Lúcia Helena Sasseron Roberto – FE/USP – por videoconferência
Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues – UFABC – por videoconferência
 
 
Resumo:
O presente trabalho examinou o uso de fake news para ensinar conceitos da área de Astronomia. Dentro da área, escolheu-se o tema escalas astronômicas por sua riqueza de possibilidades de desconstruir concepções errôneas e permitir trabalhar conceitos como Sistema Solar, estrelas, galáxias e aglomerados galácticos. A pesquisa procura descrever a atividade de ensino do professor que deseja ensinar determinado conteúdo da área de Astronomia: a escolha, a organização e a construção do material. O material elaborado consiste em uma situação desencadeadora de aprendizagem e a aplicação desta conclui o trabalho do sujeito em atividade de ensino (i. e., o professor), pois, ao aplicar o material elaborado, pode então avaliar as aprendizagens e reorganizar este. A aplicação foi desenvolvida para turmas do Ensino Básico, sendo relatadas as particularidades apresentadas em cada turma durante o processo de aplicação. Foi possível observar e discutir, sob a ótica da teoria histórico-cultural, a dinâmica dos estudantes na construção dos conhecimentos, nas discussões das leituras, nas formulações de questões. Ao final do processo de aplicação, alunos das diferentes turmas seguiram manifestando interesse pela discussão da temática e trouxeram para o grupo conhecer e discutir outras notícias científicas, o que evidencia a potencialidade do uso deste tipo de recurso pode oferecer. 
Palavras-chave: Ensino de Astronomia, notícias científicas, notícias científicas falsas, fake news.