Seminário: Modelos cinemáticos, mapas temáticos e simulações computacionais no auxílio à interpretação exploratória da Margem Continental Brasileira

Data: 
24/09/2020 - 16:30
Local: 
Transmissão online


O seminário do Departamento de Geofísica será ministrado pelo Dr. Mário Neto Cavalcanti de Araújo (Petrobras/CENPES).

 
Sobre o palestrante:  Formado pela UFRN em geologia em 1998, obteve em 2001, na mesma instiuição o título de doutor em Geodinâmica e Geofísica. Finalizou em 2003 pós-doutorado em Evolução Crustal e Metalogênese pela UNICAMP. Em 2004 foi agraciado com o prêmio martelo de Prata da SBG. Em 2020, concluiu na UniBremen – Alemanha, pós-doutoramento em Geodinâmica e Geofísica. Ingressou na Petrobras em 2003, onde atua como consultor. Lotado no PDEP/GEOTEC/CENPES, desenvolve tecnologias e aplicações nas áreas de Geologia Estrutural e Geodinâmica, voltadas a prospecção e desenvolvimento de campos de petróleo. Junto com sua equipe da GEOTEC foi agraciado com o prêmio de reconhecimento CENPES (2019). Têm publicações em diversas áreas da geologia estrutural (fonte: http://lattes.cnpq.br/0781167478213245). É particularmente fascinado por temas relativos a evolução tectonosedimentar, compartimentação interna e controles geodinâmicos da distribuição dos elementos do sistema petrolífero.
Colabora com a UP, ministrando cursos no CAGEO, CAGEF e disciplinas indepentes de Interpretação Estrutural e Tectônica Distensiva. Externamente, ministrou cursos na Unisinos, USP, UFRN e ABGP. Ministrou palestras em eventos nacionais e internacionais, sendo parte dessas participações publicadas em periódicos indexados (Fonte: https://orcid.org/0000-0001-9359-7181). Na formação de pessoal tem orientado profissionais da empresa e externos em cursos de pós-graduação nas seguintes universidades: UNICAMP, UFRN, UERJ e UFOP.