Seminários: Estimativa de extremos de retorno da altura de onda a partir de dados de satélites GlobWave / A follow-up on storm surges modeling in the central coast of Mozambique

30/08/2019 - 14:00
Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas terá dois seminários nesta semana, apresentados por alunos de Doutorado em Meteorologia:

Estimativa de extremos de retorno da altura de onda a partir de dados de satélites GlobWave: aplicação no Atlântico Sul - Natália Pillar
No presente trabalho, analisamos o padrão espacial dos valores extremos de altura das ondas no Oceano Atlântico Sul a partir de altímetros durante o período de 1993 a 2015.  Diferentemente da abordagem tradicional adotada em estudos anteriores, aplicamos um procedimento de interpolação objetiva para manutenção de eventos geradores de ondas extremas em curto prazo. Extremos de retorno para longos períodos foram estimados através da aplicação do método Peaks-Over-Threshold (POT) e do ajuste dos dados a uma distribuição generalizada de Pareto (GPD). Os resultados apontam para padrões espaciais de extremos de onda comparáveis a estudos anteriores e, além disso, a aplicação da interpolação objetiva permitiu capturar mais informações em prazos mais curtos sem comprometer a cobertura espacial. Uma comparação com observações de bóias do projeto PNBOIA demonstrou que essa abordagem aprimora a representatividade de eventos extremos associados com a passagem de ciclones na região.

A follow-up on storm surges modeling in the central coast of Mozambique

- Alberto Bié
The central portion of the coast of Mozambique is highly vulnerable to severe flooding due to storm surges induced by tropical cyclones (TC) forming and/or tracking through the Mozambique Channel (MC). Recent TC cases created catastrophic impacts in human lives and economy, and highlighted the need for storm surges monitoring and prediction in this particular region. Here we present the application of the Princeton Ocean Model (POM) to predict tropical cyclone-induced storm surges in the Mozambique area. The results of several sensitivity experiments conducted in the SouthWestern Indian Ocean (SWIO) domain using different grid resolutions (1/6° and 1/12°) considering two (2D) and three-dimensional (3D) versions of the model along with the evaluation of inclusion of tides and sea level pressure (SLP) in the forcing will be presented.

Transmissão Online