Seminário: Atividade de geofísica desenvolvidas no âmbito do Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM

Data: 
27/08/2020 - 16:30
Local: 
Transmissão online


O seminário do Departamento de Geofísica será ministrado por Luiz Gustavo Rodrigues Pinto (CPRM).

 
Resumo: O Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM completou em 2020 seus 51 anos de vida e, desde o início, a geofísica tem tido um papel fundamental no desenvolvimento de suas atividades.
Esta palestra visa informar ao público o histórico das atividades de geofísica desenvolvidas pelo SGB/CPRM no âmbito da atuação do SGB/CPRM, seja em mapeamento geológico, em recursos minerais, em hidrogeologia ou no risco geológico.
Desde o início da década de 1970 o SGB/CPRM possui um importante programa de aquisição de projetos aerogeofísicos, principalmente magnetometria e gamaespectrometria, onde já foi atingida uma cobertura de aproximadamente 93% do embasamento cristalino brasileiro com espaçamento entre as linhas de voo de 500 m e altura de voo de 100 m. Para tal cobertura foram investidos cerca de U$ 188 milhões em cerca de 12 anos. Atualmente todos estes dados estão disponibilizados de forma gratuita para toda a comunidade.
Além disso, foram investidos mais de R$ 12 milhões em equipamentos de geofísica terrestre de diversas metodologias, o que permitiu ao SGB/CPRM ter um dos mais completos acervos de equipamentos geofísicos do Brasil.
Todo este investimento, além da contratação de novos profissionais de geofísica no último concurso público de 2013, possibilitou ao SGB/CPRM desenvolver produtos de qualidade para a sociedade em diversas áreas de atuação e alguns deles serão apresentados no decorrer da apresentação.