Seminário: Do Círculo Parlasérico aos Cães do Laser Saltitantes

03/05/2019 - 14:00
Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)
O seminário do Departamento de Ciências Atmosféricas será apresentado pela Profa. Dra. Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile e pelo Prof. Dr. Alberto Tufaile (Laboratório de Matéria Mole - Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP)

Resumo

Tomando como base os fenômenos de óptica-atmosférica, desenvolvemos alguns experimentos e demonstrações com fenômenos análogos aos observados na natureza, como o círculo parélico, efeito glória, arco-íris e cães do sol saltitantes. Nosso trabalho explora os aspectos conceituais e históricos de alguns métodos teóricos e experimentais que são utilizados para explicar estes fenômenos. Com isso criamos os conceitos de círculo parlasérico (círculo parélico), cães do laser (cães do sol), cães do laser saltitantes (milagre do sol), olho de Hórus (efeito glória) e arco-íris espiral (arco-íris). Nesta apresentação discutiremos os principais aspectos do nosso trabalho, bem como mostraremos algumas das imagens que obtivemos desses fenômenos que foram premiadas pela OSA (Optical Society of America).

Transmissão Online