Seminário: Geophysical research powered by open-source software

18/06/2020 - 14:00
Transmissão online

O seminário do Departamento de Geofísica será ministrado pelo Dr. Leonardo Uieda (Department of Earth, Ocean and Ecological Sciences - School of Environmental Sciences - University of Liverpool, UK).

Resumo:
Em todas as áreas do conhecimento, grande parte da pesquisa e do ensino feita hoje em dia envolve computadores, seja para a aquisição e processamento de dados, análise estatística, ou criação de figuras. A adoção de boas práticas computacionais se tornou tão essencial quanto o conhecimento básico de estatística e de matemática. No entanto, isso não é condizente com os atuais incentivos e atitudes presentes na academia. Essa discrepância é, em parte, devido à falta de acesso à informação sobre o assunto. Nessa palestra, faremos um tour de três projetos de software livre passando por três continentes. Ao longo do caminho, veremos a importância e os benefícios de investir em boas práticas computacionais. Finalmente, discutiremos as ações que cada um de nós pode tomar, mesmo com tempo e recursos limitados, para melhorar a qualidade de ferramentas computacionais na ciência como um todo.