Sobre o Mestrado Profissional em Astronomia da UEFS

(UEFS)
Departamento de Física e Observatório Astronômico Antares

Resumo:

O Mestrado Profissional em Astronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (MPAstro - UEFS) teve sua aprovação na Capes em março de 2013 e suas atividades foram iniciadas em agosto de 2013. A oferta é anual e, atualmente, são 2 turmas em curso como previsão das primeiras defesas ocorrerem a partir de agosto de 2015.O propósito da oferta deste Mestrado na UEFS (Departamento de Física/apoio: Observatório Astronômico Antares), partiu do conhecimento de que os conceitos de Astronomia que devem ser tratados em sala de aula não são de completo domínio por parte dos professores, visto que os mesmos não foram devidamente trabalhados ao longo da formação acadêmica dos mesmos. Desta forma, procura-se explorar tanto as características interdisciplinares que a astronomia possui, quanto a flexibilidade que a mesma apresenta em questões relativas às ações de ensino, pesquisa e extensão universitária, desenvolvidas e consolidadas na UEFS. O MPAstro é voltado, preferencialmente, aos professores em pleno exercício de sala de aula dos níveis de ensino fundamental, médio e superior. Serão apresentados alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da 1ª turma do MPAstro e as perspectivas associadas.