Universidade aberta à Terceira Idade

Palestra: Associação entre COVID-19, fatores ambientais e distanciamento social (USP 60+)

24/06/2020 - 13:00
Transmissão online

A palestra será proferida pelo Dr. Sergio Ibarra Espinosa, pós-doutorando do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP.

Resumo: O coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV 2 ou COVID-19) foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia em 11 de março de 2020, e os esforços globais para entender as implicações ambientais dessa nova doença estão em andamento.

CANCELADO - 60+ Meteorologia: Big data, aprendizado de máquina, e inteligência artificial meteorológica

25/03/2020 - 13:00
Auditório P217 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

ATENÇÃO: O PROGRAMA USP 60+ ESTÁ SUSPENSO CONFORME NOTA DA REITORIA DA USP

Em caso de necessidade, o curso será reagendado para o segundo semestre. Alunos inscritos serão informados oportunamente.

Meteorologia para a Terceira Idade: Satélites e Saúde pública - o que uma coisa tem a ver com outra?

28/08/2019 - 13:00
Auditório P218 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG reinicia o Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade com a palestra: "Satélites e Saúde pública: O que uma coisa tem a ver com outra?", apresentada pelo Prof. Dr. Nilton do Rosário (Unifesp).

O objetivo do ciclo é a divulgação de grandes temas relacionados às ciências atmosféricas. As palestras acontecem no IAG, na última quarta-feira de cada mês, das 13:00 às 14:00. A palestra é aberta a todos os interessados, não há limite de vagas e necessidade de inscrição.

Meteorologia para a Terceira Idade: Raios - Acidentes, Prejuízos e Formas de se Proteger

26/06/2019 - 13:00
Auditório P218 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG dá continuidade ao Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade com a palestra: "Raios: Acidentes, Prejuízos e Formas de se Proteger", apresentada pelo Dr. Alexandre  Piantini (IEE/USP).

Meteorologia para a Terceira Idade: Química da Atmosfera e Poluição do Ar

27/03/2019 - 13:00
Auditório P218 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG dá início ao Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (1º semestre/2019) com a palestra: "Química da Atmosfera e Poluição do Ar", apresentada pela Profa. Dra. Adalgiza Fornaro.

Meteorologia para a Terceira Idade no Museu do Instituto Oceanográfico

28/11/2018 - 13:00
Museu do Instituto Oceanográfico (Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG encerra a edição de 2018 do Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (2º semestre) com uma atividade especial no Museu do Instituto Oceanográfico da USP.  Serão apresentados vários vídeos relacionados à Meteorologia na esfera do museu.

Como o espaço no museu é restrito, serão disponibilizadas apenas 40 vagas. A confirmação de presença deve ser feita pelo email marcia.yamasoe @ iag.usp.br até 27/11 - 12:00.

Divulgar conteúdo