Palestra: A poluição do ar é perigosa até dentro dos carros? Resultados de um estudo feito em 10 cidades globais (USP 60+)

Data: 
25/08/2021 - 13:00
Local: 
Transmissão online

A palestra será proferida por Veronika Sassen Brand, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do IAG/USP.
 
Resumo: O carro é um dos meios de transporte mais utilizados no mundo todo e ele contribui significativamente para a poluição do ar. Este é o primeiro estudo global da avaliação da exposição à poluição do ar em carros em dez cidades: Dhaka (Bangladesh); Chennai (Índia); Guangzhou (China); Medellín (Colômbia); São Paulo (Brasil); Cairo (Egito); Sulaymaniyah (Iraque); Addis Ababa (Etiópia); Blantyre (Malawi); e Dar-es-Salaam (Tanzânia). Utilizamos contadores de partículas a laser portáteis para desenvolver um proxy dos perfis de exposição aos poluentes atmosféricos dos passageiros/motoristas de carro e analisar os fatores que afetam a concentração do material particulado em sua fração fina (≤ 2,5 μm de diâmetro; MP2,5) e fração grossa (≤10 μm de diâmetro; MP2,5–10). As medições foram realizadas durante os horários de pico da manhã e da noite e fora do horário de pico sob condições de janelas abertas e fechadas. Nessa palestra discutiremos o resultado desse estudo.
 
 
O ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" é realizado mensalmente pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, dentro do programa "USP 60+". Durante o período de isolamento social, as palestras serão realizadas de forma online, com perguntas enviadas via chat nas plataformas de transmissão.
 
 
YouTube: