Palestra: Ondas Planetárias e seu impacto no clima da América do Sul (USP 60+)

Data: 
28/09/2022 - 13:00
Local: 
Transmissão online

A palestra será proferida pela Dra. Amanda Rehbein (pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP).
 
Resumo: Neste seminário vamos explorar como as Ondas Planetárias* ou Ondas de Rossby** impactam o tempo e o clima na América do Sul. Serão apresentados estudos de casos e avanços recentes na área. Com isso, um foco especial será dado para os eventos de El Niño Oscilação Sul (ENOS) e também para a seca no Pantanal em 2019/2020. Desta forma, veremos como e por quê a La Niña e o El Niño influenciam tanto nosso clima em diferentes épocas do ano e com diferentes intensidades. 
 
Ondas Planetárias* são ondas que ocorrem naturalmente em fluidos em rotação, tais como a atmosfera terrestre e as águas dos oceanos. Na atmosfera, estas ondas são fundamentais para a transferência do calor entre trópicos e pólos, numa constante busca de equilíbrio térmico. Como são muito longas (6000 a 8000 km ou mais), elas se movimentam lentamente ao redor do globo, gerando impactos nos padrões de tempo e clima em todo nosso Planeta.
**Estas ondas foram identificadas na década de 1930 pelo meteorologista suéco Carl Rossby e, por isso, também são  conhecidas como Ondas de Rossby.
 
Curioso(a) para saber mais? Venha participar deste seminário dia 28/09!
 
 
 
O ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" é realizado mensalmente pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, dentro do programa "USP 60+". Durante o período de isolamento social, as palestras serão realizadas de forma online, com perguntas enviadas via chat nas plataformas de transmissão.
 
 
YouTube: