Defesa de Mestrado
Estudante: Alessandra Guedes da Costa
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: "Das investigações sobre a luz aos raios X: criação de uma sequência didática sobre espectroscopia"
Orientador: Prof. Dr. Amâncio César Santos Friaça
Comissão Julgadora:
- Prof. Dr. Amâncio César Santos Friaça (Presidente e Orientador) - IAG/USP
- Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira - IAG/USP
- Profa. Dra. Jane Cristina Gregorio-Hetem - IAG/USP
- Profa. Dra. Vera Aparecida Fernandes Martin - UEFS
Membros suplentes:
- Prof. Dr. José Ademir Sales de Lima - IAG/USP
- Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa - IAG/USP
- Profa. Dra. Vera Jatenco Silva Pereira - IAG/USP
- Profa. Dra. Laura Paulucci Marinho - UFABC
Resumo:
Desde as primeiras observações até os dias atuais, a Astronomia sempre foi um ramo da ciência que despertou a curiosidade e a imaginação em todos. Falar em Astronomia é relembrar o passado e viver o presente. E não é preciso ir longe para isto, basta sair para fora de casa em uma noite para observar milhares de objetos celestes que revestem a imensidão do céu. Começando com os primeiros usos da luneta do fabricante de lentes Lippershey em 1608, posteriormente aperfeiçoada por Galileu para observações astronômicas, a ciência foi se desenvolvendo e hoje nos deparamos não só com telescópios de alta resolução, mas também com instrumentos operando em altas energias, como é o caso dos observatórios orbitais de raios X. Abrangendo esse assunto, a presente pesquisa de delimitação qualitativa buscou a inserção do ensino de Astronomia nos conteúdos de espectroscopia da grade curricular de Física do Ensino Médio (EM), adaptando o currículo para um curso técnico de radiologia em Campo Grande MS. O fato de que o curso técnico de radiologia envolve o uso de raios-X em medicina forneceu um elo entre a práxis técnica dos estudantes e a astronomia de raios-X. Organizamos os conteúdos necessários para o estudo da espectroscopia dentro dessa perspectiva: espectro eletromagnético, ondas eletromagnéticas, radiação, linhas de absorção e emissão em estrelas, estudos de aglomerados de galáxias, estrelas de nêutrons e pulsares por raios X. O produto educacional foi uma sequência didática investigativa voltada para o ensino de Astronomia enfatizando a importância da espectroscopia, em particular, a astronomia de raios X. Foi produzida uma apostila, que está de acordo com a BNCC e respeita o currículo do estado de Mato Grosso do Sul. O produto foi aplicado em uma escola de rede pública para os alunos no 2º ano do ensino médio e em um curso técnico de radiologia de uma instituição privada da cidade de Campo Grande MS. As aulas proporcionaram um aporte teórico extenso e com aplicações. Analisou-se linhas espectrais de estrelas, comprimentos de ondas, distinção entre domínios de baixa e alta energia no espectro, tipos espectrais estelares, evolução das estrelas, digramas HR e resultados de telescópios espaciais operando da região espectral dos raios X. Os resultados obtidos com a aplicação dos conteúdos, permitiram comprovar que, tanto na esfera pública quanto na privada, o ensino de astronomia dentro de um ambiente transdisciplinar promove o espírito científico e investigador nos alunos. Foi discutido ao final a importância dos aportes trazidos pelo Ensino de Astronomia à área da saúde, com ênfase especial na Radiologia.
Palavras-chave: ensino de astronomia; telescópios espaciais; espectroscopia, raios X, astronomia de altas energias, estudo da luz, transdisciplinaridade