O profissional em Geofísica na empresa

                                                             O Geofísico na empresa.

               O Geofísico é um profissional capaz de planejar e executar levantamentos geofísicos, que requerem trabalho de campo para a coleta de dados, que são posteriormente analisados e processados nos laboratórios, e os resultados são interpretados para atingir um objetivo específico. O curso proporciona também uma formação adequada para quem deseja seguir a carreira científica. O Geofísico estuda as propriedades físicas da Terra (calor, magnetismo, radioatividade, gravidade, eletricidade, propagação de ondas elásticas etc.) para investigar seu interior, tanto nas camadas mais superficiais - onde se alojam os recursos minerais (petróleo, minérios, água) – quanto nas porções mais profundas de nosso planeta, que são conhecidas unicamente pelas informações geofísicas.

 

                                     

  

                                                         O que faz um Geofísico ? 

 

                            

                                                                                                   

                           

 

                           

 

                           

 

                           

 

                                                       Perfil e habilidades do profissional.

 

                                                  

-Para a boa formação do Geofísico são necessários sólidos conhecimentos de Física, Geologia, Matemática e Computação.

-Dependendo do campo de aplicação, o Geofísico irá interagir com geólogos (em estudos de prospecção mineral, água subterrânea e geotecnia), engenheiros civis (para grandes obras) e outros profissionais. Existe uma demanda crescente de Geofísicos no Brasil, que os cursos existentes no País ainda não conseguiram suprir.

-Gostar e ter boa base em Cálculo e Física, ou seja, perfil de um profissional da área de Ciências Exatas. O mercado oferece oportunidades para diversas habilidades como coletar dados no campo, processamento de dados, gerência/ administração e desenvolvimento de equipamentos e de programas computacionais.

-Capacidade de trabalhar em equipe.

-Para atividades de geofísica de campo, gostar de atividades ao ar-livre e, em muitos casos, de ambientes desafiadores como alto-mar, florestas e desertos.

-Ser organizado, observador, disciplinado, manter-se atualizado e informado.