Bolsas para atividades no exterior

 

Para o custeio das despesas no período da mobilidade, os alunos de Pós-Graduação da USP têm a possibilidade de solicitar auxílio/bolsa para Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e outros órgãos de fomento como a CAPES, o CNPq e a FAPESP.

(1) Auxílio Viagem - PROAP

(2) Doutorado Sanduíche - PDSE

(3) Programa Ciência sem Fronteiras

(4) FAPESP

(5) Programa de Bolsas Santander

(6) Aucani

 

(1)    Auxílio Viagem - PROAP 

O Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) tem por objetivo financiar as atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos.

Participação de alunos em eventos no País

O PROAP prevê apoio para a participação de alunos regularmente matriculados em eventos científicos no país, tais como congressos, seminários e cursos. Não há necessidade de ser bolsista Capes para ser apoiado pelo programa.

A participação poderá ser contemplada com recursos destinados a cobrir as seguintes despesas:

I – taxas de inscrição no máximo de R$400,00 (quatrocentos reais) por evento, passagem, hospedagem, alimentação e locomoção urbana.

II – nos casos de participação em congressos e seminários a cobertura destas despesas será exclusiva para os alunos que fizerem apresentação de trabalhos por um período máximo de 3 (três) dias consecutivos e o seu valor não poderá ser superior à quantia equivalente em diárias para um professor que venha a participar do mesmo evento.

III – a participação em cursos ou disciplinas que inexistam na grade curricular obrigatória das instituições, será permitida desde que estejam necessariamente vinculados às dissertações e teses destes alunos.
Havendo vantagem econômica, será possível substituir passagens dos alunos que fizerem apresentação desses trabalhos, por locação de veículo coletivo (pessoa jurídica), o que possibilitará, eventualmente, a participação de outros alunos, sem a cobertura de suas despesas pelo PROAP.

Participação de alunos de doutorado em eventos no exterior

O PROAP prevê apoio para a participação de alunos de doutorado em eventos no exterior. Não há necessidade de ser bolsista Capes para participar do programa. A participação de doutorando em eventos científicos no exterior, desde que regularmente matriculado, será contemplada com recursos para cobrir despesas com taxa de inscrição no valor equivalente em reais, a no máximo, US$400,00 (quatrocentos dólares americanos) por doutorando na data da realização da despesa, passagem aérea (com tarifa promocionais), alimentação, hospedagem e locomoção urbana até o valor máximo estabelecido na tabela vigente na IES e por um período máximo de 7 (sete) dias.

O financiamento das despesas para a participação de alunos de doutorado em congressos ou conferências no exterior somente será autorizada mediante o cumprimento das seguintes exigências:

I – o doutorando deverá ser o autor principal do artigo a ser apresentado no evento;

II – apresentar trabalho em sessão oral ou sessão de pôsteres em evento de reconhecida relevância internacional na área do conhecimento e

III – apresentar ao programa de pós-graduação onde está regularmente matriculado, documento comprobatório de aceitação e/ou comunicação oficial para participar em congresso/conferência.

Fontes: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/ds-e-proap

 

(2)   Doutorado Sanduíche - CAPES

Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

O PDSE é um programa CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3.

1.       Alunos de cursos de doutorado habilitados devem reunir a documentação necessária para a seleção prévia na IES e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação.

2.       A coordenação do programa de pós-graduação irá compor uma comissão para análise das propostas e escolherá os candidatos aptos a participar.

3.       O candidato apto faz sua Inscrição Online no site da CAPES.

4.       A Pró-Reitoria homologa e envia a relação dos inscritos para CAPES.

5.       CAPES emite a carta de concessão.

6.       Pró-Reitoria encaminha a Carta de Concessão ao aluno.

7.       Aluno aprovado envia a documentação online para a implementação da bolsa.

Cada curso receberá duas cotas de bolsa. Cada cota representa 12 meses de estudo, que pode ser utilizada por até 03 estudantes em um período mínimo de 04 meses.

Para saber mais acesse: http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=4561

(3)   CsF

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na modalidade Doutorado Sanduiche no Exterior (SWE) apoia o aluno de doutorado do Brasil que comprove qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados ou de desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil.

Requisitos para o candidato:

a)      Estar regularmente matriculado em curso de doutorado no Brasil reconhecido pela CAPES;

b)      não ser aposentado;

c)       ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino;

d)      ter anuência do coordenador do curso de pós-graduação e dos orientadores no País e no exterior;

e)      ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil; e

f)       não acumular a presente bolsa com outras bolsas concedidas com recursos do Tesouro Nacional.

 

Benefícios (calculados de acordo com a tabela do CNPq em vigor):

a)      Mensalidades, calculadas conforme Tabela de Valores de Bolsas no Exterior;

b)      Auxílio-Deslocamento (ver item 5.2 das Normas Gerais do CNPq);

c)       Auxílio-Instalação, exceto aos candidatos residentes no exterior (ver item 5.3 das Normas Gerais);

d)      Seguro-Saúde (ver item 5.4 das Normas Gerais);

e)      Taxas Escolares (ver item 5.6 das Normas Gerais), se exigidas pela instituição; e

f)       Taxas de Bancada (ver item 5.7 das Normas Gerais), caso aplicável.

NOTA: Não há benefício a dependentes.

O cronograma de inscrições e outras informações encontram-se em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-sanduiche

 

O CsF também oferece bolsas na modalidade Mestrado Profissional visando a formação qualificada de profissionais brasileiros aptos ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio de experiências educacionais no exterior voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade nas áreas do Programa.

As chamadas podem ser encontradas em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/mestrado-profissional.

 

(4)    Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) - FAPESP

A FAPESP apoia a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração no exterior, por bolsistas da FAPESP de Mestrado e Doutorado/Doutorado Direto. O estágio de pesquisa no exterior é obrigatoriamente parte integrante de bolsa de pesquisa regular no país, não podendo ser solicitado independentemente.

São requisitos do candidato:

o   Ter bolsa FAPESP vigente na modalidade Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto.

o   Estar em dia com a FAPESP (entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas e Parecer de Assessoria, no caso de bolsistas de Pós-Doutorado).

o   Não serão habilitadas para análise as propostas cujo Beneficiário ou Responsável estiver em débito com a FAPESP há mais de 60 (sessenta) dias.

o   Proficiência na língua do País onde será realizado o estágio de pesquisa ou em inglês, comprovada por declaração formal do orientador/supervisor da bolsa no país.

o   A duração da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior depende da modalidade de bolsa regular no país sendo usufruída pelo candidato.

o   No caso dos bolsistas que desenvolverão projetos em países na Europa e na Ásia, será concedido um adicional de 20% no valor mensal da manutenção no exterior.

Para saber mais acesse: http://www.fapesp.br/bolsas/bepe/

(5)   Programa de Bolsas - Santander

O Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional visa propiciar condições para que os alunos de mestrado e doutorado possam aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências sempre buscando o desenvolvimento da pesquisa nacional. As bolsas são destinadas para realização de estágios/intercâmbio em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras, de no mínimo 1 e no máximo de 6 meses, visando aprimorar/complementar o plano de trabalho para a dissertação/tese, sendo vedado seu uso para pagamento de quaisquer tipos de taxas, cursos e afins.

As oportunidades são divulgadas anualmente através de edital que pode ser encontrado em: http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/apoio-administrativo/editais

O Santander também disponibiliza outros programas de intercâmbio com oportunidade de bolsa de estudo para alunos de pós-graduação. 

Veja no site http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/default.aspx.

 

(6) Editais AUCANI

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) também disponibiliza editais com oportunidades de intercambio para alunos de pós-graduação da USP.

Os editais podem ser encontrados em http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/category/editais/