João Steiner

João Steiner (1950–2020) foi um dos maiores expoentes da Astronomia brasileira nas últimas décadas. Como professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, Steiner formou gerações de astrofísicos que desenvolvem trabalhos importantes em centros de pesquisa no Brasil e no mundo. Como astrofísico, participou de importantes colaborações que fortaleceram internacionalmente a Astronomia brasileira. Como educador, contribuiu com a formação de professores e com atividades de divulgação científica.
Esta página celebra a vida do professor Steiner e reconhece seu legado para a Ciência.

Biografia

João Steiner nasceu na cidade de São Martinho, Santa Catarina, em uma família de agricultores. Sua curiosidade científica o levou ao curso de Física na Universidade de São Paulo, e em seguida ao mestrado em Astronomia pelo IAG. Para Steiner, o Universo era o melhor laboratório para se estudar Física. Continue lendo “Biografia”

Trabalhos e projetos

Ao longo de sua carreira, o professor João Steiner se dedicou a incontáveis pesquisas, grandes projetos científicos e importantes ações de divulgação. Conheça aqui alguns deles.

Continue lendo “Trabalhos e projetos”

Mensagens

Mensagem da American Astronomical Society – AAS

Steiner studied quasars, AGN, and cataclysmic variable stars. He played key roles in the development of international astronomical research facilities such the Southern Astronomical Research Telescope (SOAR), the Gemini Telescopes, and more recently, the Giant Magellan Telescope. (leia o obituário completo publicado no BAAS, de autoria de Sofia Kirhakos e Francisco J. Jablonski)

Mensagem de Telma Cenira Couto da Silva, professora aposentada da UFMT

A competência e o legado de João Steiner na Astronomia Brasileira é indiscutível. Porém, a primeira vez que ele me encantou como ser humano foi quando, ao encontrá-lo no café do antigo IAG da Água Funda, eu lhe fiz uma pergunta sobre núcleos ativos. Além de ter-me respondido com toda a sua competência, disse-me que …

Mensagem de Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA

O professor João Steiner foi uma estrela brilhante no firmamento da Educação e da Ciência. A sua luminosidade intensa foi especialmente percebida no Instituto de Estudos Avançados da USP, do qual foi diretor de 2003 a 2007 e membro do Conselho Editorial da revista Estudos Avançados até o seu último dia. “Entender estrelas”. Com esse …