Perfil do Pesquisador: Raul Abramo

Publicado porRaul Abramo no dia 2019/11/13 às 10:32.

Olá navegante,

Eu sou o Raul Abramo, professor do Instituto de Física da USP.
Eu me interesso por Cosmologia desde que me conheço por gente, e hoje tenho o privilégio de poder fazer pesquisas nessa área. Essa curiosidade inicial me levou a fazer uma graduação em Física, aqui na USP mesmo. Depois de um mestrado (também na USP) fui fazer um doutoramento nos E.U.A., na Brown University, e após isso ainda fiz dois pós-doutoramentos, na Universidade da Flórida (E.U.A.) e na Universidade de Munique (na Alemanha). Eu fui finalmente contratado pela USP em 2002, onde estou desde então.

Inicialmente eu tinha um viés mais teórico, e fui trabalhar com algo conhecido como inflação cósmica — uma fase de expansão acelerada nos primeiros instantes de vida do universo. Porém, mais recentemente eu me interessei pelo problema da atual fase de expansão acelerada do universo, que é um dos grandes mistérios da Física. Para compreender o que está causando essa expansão acelerada hoje em dia precisamos estudar a força mais importante do cosmos: a gravidade. Para isso nós estamos mapeando as galáxias do universo e descobrindo de que forma elas evoluem, se agrupam e se combinam para formar as grandes estruturas cósmicas.
O meu trabalho tem sido cada vez mais ligado aos telescópios que são capazes de varrer essas grandes áreas do céu, revelando as estruturas em escalas de espaço e de tempo quase inimagináveis. Um dos principais desafios é compreender como dados tão complexos e em volume tão grande podem nos revelar algo novo sobre a Física que rege o universo.

É um trabalho fascinante, que atrai gente extremamente talentosa e que tem gerado incríveis descobertas. Se você se interessar por essa área, divirta-se explorando este site e os conteúdos criados pelos membros do nosso grupo.