Professoras Elisabete Dal Pino e Maria de Fatima Andrade são eleitas membros titulares da ABC

A lista de novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) inclui duas docentes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O anúncio foi feito pela Diretoria da ABC no dia 3 de dezembro, após Assembleia Geral Ordinária.
 
A Profa. Dra. Elisabete Maria de Gouveia dal Pino (Ciências Físicas) é Professora Titular do Departamento de Astronomia do IAG, onde desenvolve pesquisas na área de Astrofísica de Altas Energias. Ela lidera a contribuição brasileira no projeto internacional do Cherenkov Telescope Array (CTA), que está desenvolvendo o maior observatório astronômico para detecção de raios gama.
 
A Profa. Dra. Maria de Fatima Andrade (Ciências da Terra) é Professora Titular do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG. Seu principal interesse de pesquisa é a Poluição Atmosférica, e ela coordena grandes projetos de pesquisa sobre qualidade do ar em centros urbanos.
 
 
"A eleição teve votação muito expressiva, o que demonstra claramente que o trabalho científico de excelência que as Profas. Fatima e Elisabete vêm desenvolvendo é amplamente reconhecido por nossa comunidade acadêmica", avaliou o Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias, diretor do IAG.
 
Outros pesquisadores do IAG reconhecidos anteriormente pela ABC são os professores Sylvio Ferraz-Mello (1974), Igor Pacca (1984),  Marta Mantovani (1997), Beatriz Barbuy (2002), João Steiner (2005), Marcelo Assumpção (2005), Maria Assunção Faus da Silva Dias (2007), Jacques Lépine (2008), Tercio Ambrizzi (2016),  Ricardo Trindade (2019) e Claudia Mendes de Oliveira (2020).