Estação Meteorológica do IAG divulga boletim do mês de julho/2013

Já encontra-se disponível para download o boletim mensal do mês de julho de 2013. O boletim pode ser acessado em www.estacao.iag.usp.br/Mensais/Julho2013.pdf.
 
Julho de 2013 foi um mês chuvoso, com total de precipitação 47% acima da média climatológica. Este foi o 12º mês de Julho mais chuvoso de toda a série. Apesar da chuva acima da média, não foram observadas trovoadas ao longo do mês.
 
A temperatura média ficou ligeiramente acima da média climatológica (apenas 0,2°C acima). A temperatura média máxima ficou igual à média climatológica e a temperatura média mínima foi 0,7°C acima da média climatológica. Destacou-se o dia 24 de Julho, em que a mínima foi 5,0°C (menor do mês) e a máxima foi 8,6°C, sendo este um valor bastante baixo. O recorde de menor temperatura máxima durante todos os meses de Julho da série vale 7,2°C e ocorreu em 11 de julho de 1942; mais recentemente, tivemos 9,6°C em 6 de julho de 1989.
 
As outras edições dos boletins mensais, assim como os boletins trimestrais e os anuais, podem ser consultados também na página da Estação Meteorológica: www.estacao.iag.usp.br/boletim.php
 
 
Texto de Samantha N.S. Martins Almeida, meteorologista da Estação Meteorológica do IAG.