Projeto CECILIA seleciona monitores bolsistas para atividades de divulgação científica

A Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), torna público o presente Edital visando à seleção de candidatos a 3 (três) vagas de monitor bolsista, com direito a remuneração, para as atividades de divulgação científica do Projeto CECÍLIA, referente ao ano de 2020.

O Projeto CECÍLIA, em homenagem a astrofísica Cecilia Payne-Gaposchkin, tem como missão fomentar a difusão e popularização das Ciências da Terra e do Universo na comunidade escolar, através de ações que integram os departamentos de astronomia, geofísica e ciências atmosféricas do IAG.

As inscrições deverão ser realizadas de 02 a 06 de março de 2020, na Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do IAG/USP, localizada na Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária – São Paulo, Prédio da Administração, Sala 303, mediante preenchimento de formulário específico.

Além do formulário, no ato da inscrição, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
a) Histórico escolar (emitido pelos sistemas Júpiter/Janus ou pelas Secretarias de Graduação/Pós-Graduação);
b) Currículo atualizado.
c) Carta de apresentação, justificando o conhecimento mínimo nas áreas de astronomia, geofísica e/ou ciências atmosféricas, e motivação para o desenvolvimento de atividades envolvendo conceitos de astronomia, geofísica e ciências atmosféricas em escolas.

Poderão candidatar-se às atividades de divulgação científica os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação desta Universidade. Aos alunos de graduação é vedada a acumulação da bolsa de monitoria (receber remuneração) com outra de qualquer natureza e/ou Instituição. Esta restrição não se aplica a apoios e auxílios da SAS-USP.

As bolsas terão a duração de no máximo 9 (nove) meses, a serem pagos com recursos do IAG/USP. O valor mensal da bolsa é de até R$ 400,00 (quatrocentos reais), proporcionalmente ao desenvolvimento de 40 horas de atividades mensais. A carga horária de atividades do bolsista no projeto é de 10 (dez) horas de atividades semanais, perfazendo o total de 40 (quarenta) horas mensais.

Mais informações estão disponíveis no edital.

AnexoTamanho
EDITAL (PDF)442.36 KB