Bolsa de PD em Química Atmosférica - Projeto BIOMASP

 

O Projeto Temático Bilateral Brasil-França “Emissões BIOgênicas, química e impactos na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo: BIOMASP+” (processo 2020/07141-2) oferece uma bolsa de pós-doc para estudos das emissões locais de compostos orgânicos voláteis biogênicos (BVOCs) e concentrações atmosféricas em florestas urbanas, contribuindo para avanços no entendimento sobre os processos fotoquímicos locais e suas potenciais interações e impactos em regiões poluídas.
 
O bolsista focará seus estudos, principalmente, na otimização dos métodos de amostragem atmosférica aplicados aos BVOCs, análises por cromatografia gasosa (GC-GID e GCMS) e análise de qualidade dos resultados, coletando dados de campanhas intensivas e extensivas em dois locais de amostragem (Reserva Florestal do Morro Grande – RMG e a sede do IAG-USP na Rua do Matão). Também deverá desenvolver metodologias de análises dos resultados obtidos para investigar a relação entre precursores primários e formação de poluentes secundários por técnicas estatísticas multivariadas.
 
O bolsista terá oportunidade de desenvolver pesquisa com equipe multidisciplinar com o objetivo de avaliar o impacto das interações biosfera-atmosfera na poluição urbana em um clima em mudança.
 
O candidato deve enviar currículo atualizado, cópia do diploma e do histórico escolar de doutorado, além de uma carta de apresentação indicando a razão de interesse no grupo e relato de sua experiência.
 
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.