ChuvaOnline: Laboratório da USP mostra mapa da chuva em tempo real

O laboratório STORM-T, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, voltou a disponibilizar o serviço de monitoramento meteorológico ChuvaOnline. A novidade foi anunciada pelo Prof. Dr. Carlos Morales, coordenador do projeto, e chega bem a tempo das chuvas de verão.

O ChuvaOnline utiliza dois mini-radares meteorológicos para monitorar e divulgar em tempo real a chuva na Região Metropolitana de São Paulo. As varreduras são realizadas a cada 5 minutos, com resolução de 90 metros. O radar da USP está instalado na torre do Pelletron, no Instituto de Física da USP, e o radar da Climatempo está instalado na caixa d’água da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Lançado em dezembro de 2014, o ChuvaOnline contribuiu com sistemas de alertas para órgãos públicos e para a população, além de ter ajudado a formar recursos humanos na área de meteorologia e a testar tecnologias mais acessíveis de monitoramento meteorológico. No entanto, o serviço foi interrompido em abril de 2019, quando o laboratório responsável parou de receber os recursos necessários para a operação e manutenção do sistema.

A retomada acontece com parceria da empresa Climatempo, garantindo os próximos 12 meses de funcionamento do ChuvaOnline.

Serviço: