Centro de Processamento de Dados é o tema do primeiro vídeo da série "Laboratórios astrofísicos on-line"

Inaugurado em 2012, o Laboratório de Astroinformática foi essencial para a produção científica do Departamento de Astronomia do IAG, sendo utilizado para cerca de cento e setenta publicações e vinte teses de doutorado.

Agora, o laboratório está em processo de expansão, e passa a ser conhecido como Centro de Processamento de Dados (CPD) do IAG/USP. Conheça mais sobre este espaço no primeiro vídeo da série "Laboratórios astrofísicos on-line".

Projeto “Laboratórios astrofísicos on-line”
O projeto “Laboratórios astrofísicos on-line” foi criado para apresentar ao grande público informações sobre os três cursos do IAG, utilizando meios modernos e atrativos junto aos jovens visando a desmistificação da carreira científica.  O principal objetivo do projeto é divulgar nossas áreas de pesquisa e a carreira científica de uma forma mais abrangente do que é feito nas visitas guiadas realizadas em nosso Instituto e feiras de profissões promovidas por nossa Universidade.

O projeto foi realizado por estudantes do Bacharelado em Astronomia no período de 2019 a 2021 com apoio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão/Programa Unificado de Bolsas. Trata-se da continuação do projeto “Laboratório Itinerante de Ciências da Terra e do Universo” em que se pretendia visitar escolas públicas e divulgar os três cursos do IAG. As restrições ao acesso presencial às escolas inspirou a adaptação do projeto para o formato de vídeos que podem ser acessados pelo grande público.

Coordenação: Profa. Dra. Jane Gregorio-Hetem
Participante: Lucas Melani Rocha Volpe
Saiba mais: https://prceu.usp.br/congresso/2021/11/25/laboratorios-astrofisicos-on-line/