Prof. Walter Maciel lança livros gratuitos de Astrofísica

O Prof. Dr. Walter Junqueira Maciel, titular do Departamento de Astronomia do IAG/USP, está lançando de forma gratuita dois livros da área de Astrofísica.

Os dois livros estão disponíveis para download (formato PDF) no site do Departamento de Astronomia:

500 Exercícios Resolvidos de Astrofísica
Walter J. Maciel
IAG/USP 2020

Um conhecimento mais profundo da Astrofísica envolve a determinação de muitas quantidades físicas e parâmetros relacionados com as estrelas, o gás interestelar e as galáxias. Para que este objetivo seja alcançado, é necessário analisar  os modelos teóricos e dados observacionais de uma maneira quantitativa, o que pode ser auxiliado pela resolução de exercícios diversos. Este livro apresenta uma compilação de exercícios resolvidos de Astrofísica, compreendendo as áreas de Astrofísica Estelar, Ventos Estelares, Astrofísica Galáctica, Meio Interestelar e Evolução Química da Galáxia. Seu público alvo são estudantes, tanto em nível de graduação como pós-graduação, com interesse em Astrofísica e uma base matemática adequada. O texto mostra uma solução completa para cada exercício, e o leitor é encorajado a propor soluções alternativas.

Fundamentos de Evolução Química da Galáxia
Waler J. Maciel
IAG/USP 2020

A nosssa Galáxia - A Via Láctea - e as outras galáxias têm um processo evolutivo que compreende sua evolução dinâmica e sua evolução química. Enquanto a evolução dinâmica trata dos processos físicos que levam à formação das estruturas, a evolução quimica procura estudar as variações com o tempo da composição química dos principais componentes galácticos, como o disco, o bojo e o halo. Este livro apresenta os fundamentos da evolução química da Galáxia, e seu público alvo são estudantes, tanto em nível de graduação como pós-graduação, com interesse em Astrofísica e uma base matemática adequada. Cada capítulo é acompanhado por exercícios de aplicação e uma extensa bibliografia, que permite ao leitor aprofundar seus conhecimentos sobre a evolução química das galáxias.