Nota de falecimento do Professor Emérito Reuven Opher

É com grande pesar que soubemos do falecimento do nosso colega Prof. Reuven Opher hoje pela manhã.

O Prof. Opher graduou-se em Física pela City University em Nova York, EUA, em 1953 e doutorou-se em física nuclear pela Universidade de Harvard em 1958. Após trabalhar por 20 anos, entre 1962 e 1982, como docente do prestigioso Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), onde chegou ao cargo de Professor Titular, ele se transferiu para a Universidade de São Paulo, trabalhando no IAG até sua aposentadoria compulsória em 2002. Após a aposentadoria, o Prof. Opher imediatamente aderiu ao programa de Professor Sênior e continuou a trabalhar no IAG até 2014.

No IAG, o Prof. Opher foi o criador de toda a área de pesquisa em plasmas astrofísicos, magnetohidrodinâmica e turbulência, área em que orientou muitos trabalhos de pós-graduação, além de trabalhar também nas áreas de cosmologia e estudos do universo primordial. Aqui no IAG, ele orientou 13 teses de doutorado e 3 dissertações de mestrado. Seus ex-alunos do IAG atualmente estão dispersos em distintas instituições no Brasil (inclusive no próprio IAG) e no exterior.

Em sua longa carreira profissional de mais de 60 anos ininterruptos de atividade o Prof. Opher publicou centenas de artigos. Ele foi o criador das séries de conferências Nova Física no Espaço (desde 2002) e Challenges of New Physics in Space (desde 2008), que muito marcaram nossa comunidade.

O entusiasmo do Prof. Opher quando discutia ciência, propondo ideias novas e originais, será sempre lembrado.