O projeto “Dynamics and evolution of Young Stellar Clusters (DYSC)” tem duas bolsas disponíveis para mestrado no IAG/USP, financiadas pela FAPESP, sob orientação do Prof. Dr. Phillip Galli e com início previsto para março de 2025.
As inscrições para as bolsas de mestrado vão até 15 de dezembro de 2024.
O projeto da primeira bolsa de mestrado tem como objetivo investigar a evolução dinâmica de associações estelares jovens utilizando a astrometria de ponta fornecida pelo satélite Gaia e dados espectroscópicos visando obter a idade dinâmica, local de formação e relação de cada associação estelar com outras estruturas da vizinhança solar.
O projeto da segunda bolsa de mestrado tem como objetivo detectar anãs marrons em sistemas binários, determinar os parâmetros orbitais e massa do sistema por astrometria de altíssima precisão partindo de observações interferométricas de longa linha de base (VLBI) em ondas de rádio.
Mais detalhes sobre as bolsas de mestrado estão disponíveis no site do projeto DYSC (www.dysc-project.com). Os interessados devem entrar em contato com o Prof. Dr. Phillip Galli (phillip.galli@iag.usp.br) enviando CV atualizado, histórico escolar completo da graduação e carta de motivação para uma análise prévia do perfil do candidato antes do processo seletivo de ingresso no programa de pós-graduação em astronomia do IAG/USP.
Além dessas bolsas, o projeto também possui uma para iniciação científica com previsão de início no primeiro semestre de 2025 e que tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de detecção e classificação de estrelas jovens baseada em diagramas cor-cor com fotometria no óptico e infravermelho usando métodos de aprendizado de máquina.
Mais detalhes sobre a bolsa de iniciação científica estão disponíveis no site do projeto DYSC (www.dysc-project.com). Os interessados devem entrar em contato com o Prof. Dr. Phillip Galli (phillip.galli@iag.usp.br) enviando CV atualizado, histórico escolar completo da graduação e carta de motivação.