Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa com o objetivo de desenvolver o pensamento científico dos estudantes de graduação, além de iniciá-los na pesquisa científica.

O cadastro das solicitações é feito pelo orientador no sistema Atena no prazo estabelecido e a Comissão de Pesquisa avalia e classifica as solicitações. Em seguida, as solicitações classificadas são encaminhadas à Pró-Reitoria para avaliação final e implementação das bolsas concedidas, quando for o caso.

 

SICIAG / SIICUSP

A Comissão de Pesquisa realiza anualmente o Simpósio de Iniciação Científica do IAG, que apresenta e premia os trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes dos cursos de graduação.


 

Com o intuito de elevar o potencial científico e de publicação, a Prof. Rachel Ifranger Albrecht e seus alunos listaram algumas dicas para que os alunos da Graduação elaborem melhores relatórios, em relação à seção de referências bibliográficas. Confira!

  • Sempre checar se as referências utilizadas no texto estão devidamente citadas na seção de bibliografia/referências. Para isso, caso os alunos não estejam familiarizados com o uso de softwares de escrita (por exemplo, EndNote, Mendeley, Zotaro etc.) que automaticamente realizam a inserção das referências utilizadas no texto na seção bibliográfica, recomenda-se fazer a checagem dupla das referências, procurando cada uma delas na seção de referências, inserindo as que faltam e removendo as que sobram ou foram excluídas de versões prévias;
  • Caso a inserção das referências seja feita de forma manual (isto é, sem o auxílio de softwares), recomenda-se sempre listar as referências na seção de bibliografia logo após a inserção das mesmas no texto, para se evitar o esquecimento e a não inserção delas na seção de referências;
  • Quando seu texto estiver pronto, leia e revise de forma criteriosa. Durante esse processo, sugere-se criar uma lista à parte (em outro documento de texto ou mesmo papel) onde sejam colocadas todas as referências que vão sendo citadas ao longo do texto. Depois, com o auxílio dessa lista, conferir um a um se os trabalhos estão corretamente adicionados na seção de referências. Nessa etapa, atenha-se às normas da revista/evento sobre a ordem de listagem dos trabalhos na seção de referências, o que pode ser por ordem alfabética ou ordem de citação (enumeradas sequencialmente).
  • Sempre conferir expressões em latim, tais como, “et al.” ou “apud”, bem como verificar a correta forma de tais expressões de acordo com a norma da revista/evento que a produção será submetida;
  • Seguir as normas da revista/evento estritamente e durante toda a produção do material. Isso não só padroniza o texto deixando-o mais claro como também contribui com sua fluência, e acima de tudo, com sua aceitação por parte dos avaliadores. Deste modo, deve-se evitar a mistura de formatos de citação tanto no texto como na seção de referência.
  • O site da Biblioteca da USP e das normas da ABNT possuem mais informações que podem ser úteis:

          http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/a_cap_03.htm

          https://www.normasabnt.org/referencias-bibliograficas/