Pesquisador Colaborador

O Programa Pesquisador Colaborador da Universidade de São Paulo, criado em outubro de 2017, visa oferecer a oportunidade de pesquisadores externos, vinculados ou não a outra instituição, colaborarem em projetos de pesquisa da USP. O Programa é regido pela Resolução CoPq 7413/2017.

 

INGRESSO

A solicitação de ingresso no Programa Pesquisador Colaborador é feita por um docente USP, proponente do projeto, que deve apresentá-la ao seu respectivo Departamento.

Abaixo encontram-se os modelos dos documentos para encaminhamento da solicitação para ingresso no programa (formato .doc). O primeiro formulário contém um checklist com a documentação necessária para análise da solicitação. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail da Comissão de Pesquisa, já com a aprovação do Conselho do Departamento.

Formulário para Cadastro inicial

Termo de Adesão

Termo de Ciência do Empregador (apenas para Modalidade Afastamento Remunerado)

Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (para todos os interessados)

 

PRORROGAÇÃO:

Se desejar estender o período da pesquisa, solicite através do Portal de Serviços da USP com seu login e senha. No menu Pesquisa, escolha Programas > Pesquisador Colaborador > Requerimento > Prorrogação do Projeto. Essa solicitação poderá ser feita pelo Pesquisador ou pelo Docente Proponente.

A documentação necessária para análise do pedido está logo abaixo. O primeiro documento contém um checklist dos documentos, os quais também devem ser encaminhados para o e-mail da Comissão de Pesquisa.

O período máximo de vinculação do Pesquisador Colaborador com o mesmo Plano de Trabalho é de 5 anos.

Caso o período de permanência inicial seja maior que 12 meses, é necessário apresentar relatório ao final do primeiro ano, para a prorrogação do período.

ATENÇÃO: A prorrogação deverá ser solicitada em até 40 dias antes da data final de vigência.

Formulário para Prorrogação

Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (para todos os interessados)

Termo de Ciência (apenas para Modalidade Afastamento Remunerado)

 

ENCERRAMENTO

Concluído o período de participação, o Pesquisador Colaborador deverá apresentar um relatório das atividades realizadas.

Abaixo está o formulário com o checklist dos documentos necessários para o encerramento da participação no Programa. Os documentos devem ser enviados por e-mail para a Comissão de Pesquisa.

Formulário para Encerramento

 

Sua inscrição no Programa Pesquisador Colaborador foi aprovada? Veja aqui um guia prático com informações importantes.

 

Conheça o site do Programa Pesquisador Colaborador da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.