Survey Fotométrico de Aglomerados Abertos do Hemisfério Sul realizado no Observatório do Pico dos Dias - OPD

 
Autor: 
Thiago Costa Caetano
Informações Gerais
Departamento: 
astronomia
tipo: 
Doutorado
Data da Defesa: 
2014
Palavras-chave: 
Aglomerados abertos, ajuste de isócronas, cross-entropy
Orientadores
Orientador: 
Jacques Raymond Daniel Lepine

Os aglomerados abertos são considerados excelentes traçadores da estrutura espiral da Galáxia, pois sua distância e sua idade podem ser determinadas com boa precisão através dos diagramas cor-cor e cor-magnitude, e as informações cinemáticas desses objetos possibilitam o estudo de suas órbitas no potencial galáctico.

Pode-se encontrar estas informações para centenas de objetos no catálogo OCDB, contudo, observa-se que ainda há vários objetos para os quais os parâmetros fundamentais, excesso de cor, distância e idade; e os parâmetros cinemáticos, movimentos próprios e velocidade radial; não são conhecidos. Outro aspecto relevante é que os aglomerados que já foram estudados foram analisados de forma heterogênea, com dados e técnicas diferentes. Muitas vezes este fator é o responsável por resultados inconsistentes. Por esta razão nosso grupo deu início a um projeto observacional, no ano de 2007, com os telescópios disponíveis no Observatório do Pico dos Dias (OPD), com o objetivo de observar dezenas de aglomerados abertos de forma homogênea. Procedimentos especiais de observação foram adotados pelo nosso grupo para assegurar boa precisão nas medidas finais.

Para a redução e análise dos dados foram desenvolvidas ferramentas computacionais próprias. A redução é feita de forma quase automática e baseia-se nas técnicas usuais de redução de dados. A análise utiliza uma ferramenta estatística robusta que combina diferentes técnicas, como a técnica de amostragem conhecida por cross-entropy, um método não paramétrico de filtragem e bootstrap. A análise é feita levando-se em consideração todas as informações disponíveis, fotométricas e cinemáticas.

Neste trabalho apresentamos em detalhes todos os procedimentos observacionais adotados pelo nosso grupo de pesquisa, as ferramentas desenvolvidas para redução e análise dos dados, e os resultados para uma amostra de dezenas de aglomerados abertos. São fornecidos os valores do excesso de cor, distância, idade, metalicidade, movimentos próprios e parâmetros estruturais: raio do aglomerado, raio de maré e densidades.

AnexoTamanho
t_thiago_c_caetano_corrigida.part1_.rar39 MB
t_thiago_c_caetano_corrigida.part2_.rar36.87 MB