Laboratórios
Métodos Potenciais
O grupo de métodos potenciais do IAG-USP é responsável pela aquisição, processamento e interpretação de dados de gravimetria e magnetometria terrestres, além do processamento e interpretação de dados de gravimetria marinha convencional ou derivada de altimetria por satélite e aerolevantamentos (gravimétricos e magnéticos). Realiza também o desenvolvimento de metodologias de processamento e modelagem de dados potenciais em diversos ambientes computacionais. As atividades do grupo têm contribuido significativamente para o conhecimento da tectônica regional e a exploração mineral.
Tel. (11)3091-4776
Geoquímica
Possui a infraestrutura necessária para a realização de diversos tipos de análises químicas qualitativas e quantitativas em materiais geológicos, tais como rochas, solos, sedimentos, minérios, minerais e águas. Essa infraestrutura compreende sistemas completos de exaustão de gases, um sistema completo de espectrometria gama para medidas da atividade induzida (ativação neutrônica), vidrarias, chapas aquecedoras, balança analítica digital, destiladores e deionizadores de água. São realizadas determinações das concentrações de elementos traços (terras raras, Ta, Hf, Ba, Rb, Cs, Sc, Co etc.), por meio da técnica de ativação com nêutrons. Estas análises são realizadas em colaboração com Supervisão de Radioquímica do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-CNEN/SP, através de um convênio entre o IAG e o IPEN.
Geofísica Aplicada
Realiza pesquisas relacionadas às áreas de exploração de recursos minerais, água subterrânea, mapeamento de interferências no subsolo urbano, caracterização de terrenos em apoio aos estudos ambientais, geotécnicos e arqueológicos. Nas pesquisas são empregados os métodos elétricos, eletromagnéticos (TDEM, FDEM e GPR), sísmicos, magnetométricos, radiométricos e perfilagem de poço. Os equipamentos de campo atualmente disponíveis são: Resistivímetro Syscal R2 (Iris); Resistivímetro STING-IP; Sistema IP Domínio do Tempo (Iris) Elrec Pro + VIP 5000; Sistema TDEM - EM no Domínio do Tempo (GEONICS) composto por um receptor PROTEM-D e dois trnasmissores: TEM57-MK2 e TEM47; Sistema FDEM - EM no Domínio da Frequência (GEONICS) composto por um condutivímetro de solo EM-34 e EM-38; Sistemas GPR - Radar de penetração no Solo (GSSI): SIR-3000 e SIR-4000 com antenas de 20-80MHz (MFL-Multi Low Frequency), 70MHz, 100MHz, 200MHz, 270MHz, 400MHz e 900MHz, sistema GPR (DF-Dual Frequency) com antenas de 300/800MHz e um sistema GPR StructureScan Mini de 2,6GHz; Sismógrafo digital de 96 canas Geometrics (Geode); Sismógrafo digital de 24 canais OYO; Magnetômetro/gradiômetro de bombeamento ótico GSM40 (GEM Systems); Magnetômetro/gradiômetro fluxgage FS-40 (Geoscan); Perfilador de poço Micrologger (Robertson Geolloging com sonda dual induction. O Grupo de Geofísica Aplicada conta com o apoio de dois técnicos de campo e um veículo off-road adaptado.
Tel. (11)3091-2765
Paleomagnetismo e Magnetismo de Rochas
Desenvolve pesquisas relacionadas à tectônica global e regional, geomagnetismo, bem como sobre diversas aplicações do magnetismo de rochas. Para medidas de remanência magnética de rochas, dispõe de cinco magnetômetros de rochas sendo dois automáticos, rotativos de duas velocidades (modelo JR6A da AGICO), um rotativo de quatro posições da Molspin e dois magnetômetros de rochas supercondutores da 2G Enterprises, sendo um com a opção de medidas de até 8 amostras discretas ou uma amostra contínua de até 1,5 metros (sistema Long Core) e outro para medidas de 100 amostras discretas automaticamente (sistema RAPID), os dois últimos magnetômetros são sistemas que possuem acoplados susceptômetros, desmagnetizadores de campo alternado, indutores de remanência isotérmica e anisterética. Para tratamentos de desmagnetização dispõe de dois desmagnetizadores por campos magnéticos alternados sendo um da Molspin e outro da AGICO; este último, além de desmagnetizar (LDA-3A), possui a opção de magnetizador anisterético (AMU-1A) e três desmagnetizadores térmicos da ASC Scientific, sendo um do modelo TD48 e dois do modelo TD48SC (inclui bobina indutora). Para análise das propriedades magnéticas das rochas, dispõe de magnetômetro de amostra vibrante da Princeton (modelo PMC MicroMag 3900 Series AGM/VSM) que executa curvas de histerese, magnetizador por pulso da Magnetic Measurements (MMPM-10) para indução de magnetização isotérmica e três medidores de suceptibilidade, sendo um da bartington de duas frequências de medidas (modelo MS2), e dois susceptômetros da AGICO sendo um com três opções de frequências e medida de anisotropia de susceptibilidade (MKF1 – FA) e outro com as opções de medidas com variação de temperaturas para determinações de temperaturas de Curie e transições de baixas temperaturas e medidas de anisotropia (modelo KLY4S, CS3 e CSL). O laboratório dispõe de duas salas totalmente blindadas, para a realização de medidas de remanência magnética e tratamentos de desmagnetização em amostras de rochas. Conta com o apoio de um engenheiro e dois físicos.
Tel. (11)3091-2755.
Sismologia
O Centro de Sismologia opera redes de estações sismográficas em diversos pontos do Brasil para estudos de sismicidade, estrutura e sismotectônica, em escala local e continental. Conta com sismógrafos portáteis para instalação temporária em regiões com surto de sismicidade, assim como opera 25 estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e uma estação do Programa GEOSCOPE (em Sorocaba, SP). No Centro de Sismologia são processados os dados recebidos em tempo real de todas as estações da RSBR, assim como de outras estações da rede mundial, para determinação de epicentros e magnitudes de sismos no Brasil, América do Sul e outros continentes. Para isso é utilizado o software SeisComp3, em constante desenvolvimento com uma comunidade mundial e no qual baseamos a maior parte da nossa operação. Tanto os catálogos de sismos quanto os dados estão disponíveis para a população pelo portal do centro de sismologia que mantém um arquivo de mais de 5 Tb de dados e um catálogo com mais de 1500 sismos brasileiros. Dentre as técnicas que aplicamos constantemente ressaltamos os métodos de função do receptor para ondas P e S, tomografia de tempo de percurso, ruído sísmico e forma de onda, anisotropia com ondas SKS além de termos vasta experiência em localização epicentral absoluta e relativa assim como estudos de fonte sísmica e mecanismos focais. O centro de sismologia conta com o apoio de cinco técnicos (três de nível superior e dois de nível médio), e dois técnicos-bolsista
Tel. (11)3091-4766
O laboratório de Tectonofísica desenvolve atividades para estudar a dinâmica interna do planeta e suas implicações na evolução da superfície terrestre através de simulações numéricas em diferentes escalas de tempo e espaço bem como investigar a composição e estrutura da litosfera da placa da América do Sul utilizando dados geopotenciais, de sondagens eletromagnéticas profundas e outros dados geofísicos e geológicos. Conta com uma moderna infraestrutura computacional, sistemas magnetotelúricos de banda larga e acessórios necessários para os levantamentos de campo, incluindo baterias, cabos elétricos, laptops e GPS.
Docentes afiliados: Mauricio Bologna, Victor Sacek
Preparação de Amostras e Laminação
Destina-se a preparação de amostras geológicas para diferentes estudos, principalmente geoquímicos e paleomagnéticos, bem como produção de secções polidas e lâminas delgadas para microscopia óptica. Além dos equipamentos necessários para o corte e pulverização (moinhos de ágata e de carbeto de tungstênio) de amostras, há também um separador magnético do tipo Frantz utilizado para a separação de fases minerais presentes em rochas.
Tel. (11)3091-2752
Microscopia Ótica
Possui a infra-estrutura necessária para a identificação e estudo de fases minerais presentes em rochas, incluindo a análise de minerais opacos através da utilização de microscópio de luz refletida.
Editais |
Mestrado ingresso: 1º semestre/2023 - Edital nº 049/2022 Doutorado Direto ingresso 1º semestre/2023 - Edital nº 050/2022 |
Doutorado Doutorado 2022 Edital nº 036/2022
|
Programa Nacional |
mais informações
ccpgeofis@iag.usp.br
ATENÇÃO!
SIAD GEOFISICA SISTEMA DE ENVIO E ACOMPANHAMENTO DE INSCRIÇÕES, PROJETOS E RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Para acessar o sistema SIAD
clique aqui
INFORMAÇÕES |
Concessão de Bolsas
Programa Nacional
de Pós-Doutorado
(PNPD) - clique aqui
EDITAL (setembro-outubro/2019)
Edital (abril-maio/2019)