Processo de Admissão

 

Para a admissão no Programa de Geofísica, a Comissão do Programa de Geofísica (CCP) publica editais fixando as regras e datas para a seleção dos candidatos. Para o Mestrado  e Doutorado Direto (candidatos com excelente desempenho na Graduação), são duas entradas anuais. Para o Doutorado (candidatos com mestrado) o processo seletivo é em fluxo contínuo.

Os critérios de seleção e de classificação dos selecionados são especificados em editais renovados e divulgados semestralmente no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE). Estão disponíveis na Página do Programa (www.iag.usp.br/pos/geofisica/portugues/inicio)

Requisitos para Ingresso no Programa: ser graduado em Ciências Exatas (Física, Matemática, Química e afins), Ciências da Terra (Geologia, Geofísica, Oceanografia, Meteorologia e afins), engenharias e cursos superiores de tecnologia, desde que obedecidas as condições gerais estabelecidas no artigo 44 do Regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo.

Candidatos ao Mestrado: dois processos seletivos anuais

Candidatos a Doutorado (com mestrado): inscrição em fluxo contínuo

Candidatos a Doutorado Direto (sem mestrado): dois processos seletivos anuais

Inscrições para os processos seletivos devem ser feitos de acordo com os respectivos editais publicados na página do programa.

Documentos necessários para inscrição no Mestrado:

1.       Formulário de inscrição;

2.       Cópia de documento de identificação.

3.       Comprovante de conhecimento da língua inglesa obtido nos últimos 05 (cinco anos) e no qual esteja declarada a pontuação obtida. Ver ítem II abaixo, para saber os certificados aceitos.

4.       Curriculum Vitae em modelo próprio. Não será aceito CV-Lattes. O curriculum vitae deverá ser acompanhado dos documentos comprobatórios para aceitação da inscrição no processo seletivo.

5.       Cópia do histórico escolar completo, com a indicação das aprovações, reprovações e trancamentos de disciplinas da graduação e, no caso de alunos que ainda estejam concluindo a graduação, a relação das disciplinas sendo cursadas. A ausência do conjunto completo de informações solicitadas implica na recusa da inscrição no processo seletivo.  

6.       Carta, com no máximo duas laudas, apresentando os motivos para a escolha da Geofísica para desenvolver o mestrado e indicando os temas de interesse para o desenvolvimento da dissertação.

Obs.: Os documentos poderão ser aceitos também em espanhol e inglês.

Documentos necessários para inscrição no Doutorado e Doutorado Direto:

1.       Formulário de inscrição.

2.      Cópia de documento de identificação.

3.       Curriculum Vitae em formato próprio disponível na página do Serviço de Pós-Graduação

4.       Cópia do histórico escolar de graduação. O histórico da graduação deve ser completo, com a indicação das aprovações, reprovações e trancamentos de disciplinas ocorridos durante a graduação. No caso do histórico escolar da Instituição de Ensino Superior não explicitar todas essas informações, é indispensável a apresentação de uma declaração oficial complementando a informação contida no histórico. A ausência do conjunto completo de informações solicitadas implica na recusa da inscrição no processo seletivo.

5.       Cópia do histórico escolar da pós-graduação (apenas para o Doutorado). O histórico da pós-graduação deve ser completo, com a indicação das aprovações, reprovações, trancamentos de disciplinas, mudanças de orientação, prorrogações de prazo e trancamentos de programa.

5.       Comprovante de proficiência da língua inglesa. A proficiência em língua inglesa deverá ser comprovada através de certificados ou exames como TOEFL, iTEP e IELTS realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato neste processo seletivo. As notas ou pontuações ou conceitos mínimos para aceitação dos referidos exames serão:

a) TOEFL ITP: 350 (quatrocentos) pontos; TOEFL internet Based Test: 50 (cinquenta e cinco) pontos;

b) iTEP: 3,0 (três e zero); e IELTS: 4,0 (cinco);

c) certificados emitidos pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (com conceitos A, B ou C): FCE – “First Certificate of English”, desde que obtido há menos de dois anos; CAE – “Certificate of Advanced English”, obtidos há menos de cinco anos; “Certificate of Proficiency in English”, sem limite de tempo para a sua obtenção;

d) Certificado da Universidade de Michigan, obtido através do “Michigan Proficiency Exam”;

e) Exame aplicado pela CCP. O exame é gratuito e a prova é online. A pontuação mínima exigida é equivalente ao nível intermediário superior B1, com nota mínima de 51 (ver pontuação em https://www.efset.org/english-score/). Datas das aplicações da prova e demais informações podem ser obtidas com a CCP (ccpgeofis@iag.usp.br) ou na página do Programa.

Observação: Em caso de atraso na expedição de certificado, o candidato deverá entrar em contato com a CCP (ccpgeofis@iag.usp.br). Não será exigida demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.

7.      Projeto de pesquisa completo, redigido pelo aluno, contendo uma exposição clara do problema a ser tratado, da metodologia a ser utilizada e dos objetivos a serem atingidos. O projeto deve ser factível em um prazo máximo de cinco anos e deve ter potencial para a produção de trabalhos de nível internacional.

Observações importantes:

¹os comprovantes aceitos e os níveis exigidos são fixados nos editais. A CCP oferece semestralmente exame de proficiência em inglês online e gratuito. Mais informações em (www.iag.usp.br/pos/geofisica/portugues/proficiencia-em-idiomas);

²candidatos ao mestrado e ao doutorado direto são submetidos a uma prova de Matemática, Física e Geofísica/Geologia. Para conteúdo, bibliografia, data e forma da prova consulte os editais.

³O candidato fará uma apresentação do projeto de até 20 minutos, seguida de arguição por uma comissão de avaliação.  A sessão pública poderá ser presencial ou remota através de plataformas da internet.

Critérios de aprovação:

Para aprovação, os candidatos deverão obter pelo menos nota correspondente a 50% de acertos na prova escrita, não podendo obter zero pontos em matemática/física.

As pontuações atribuidas aos demais itens a serem considerados na pontuação dos candidatos e a nota mínima ser atingida para aprovação são definidas nos editais de cada processo seletivo.

Atribuição de bolsas de estudo:

A aprovação do candidato no processo seletivo não implica na concessão de bolsa de estudo ou de outra forma de auxílio para a manutenção do estudante. Havendo disponibilidade serão concedidas bolsas CAPES ou CNPq, respeitada a classificação dos candidatos. Bolsas de doutorado são atribuidas em dois certames anuais, em maio e outubro. A possibilidade de bolsas de outras agências (FAPESP) ou empresas dependem das ações de cada orientador. Para alunos estrangeiros existe o programa CAPES-PEC-PG (www.dce.mre.gov.br/PEC/PECPG.php).

Envio de documentos e contatos:

Os documentos para inscrição devem sr enviados ao Serviço de Pós-Graduação do IAG/USP:

Rua do Matão 1226, Cidade Universitária, 05508-090 São Paulo, SP, Brasil.

Mais informações através dos canais:

Serviço de Pós-Graduação do IAG/USP – cpgiag@usp.br

Comissão Coordenadora do Programa – ccpgeofis@iag.usp.br

 

¹atualmente sem vagas para receber novos alunos

AnexoTamanho
Inscrição_Programa de Geofisica NOVO.doc121.5 KB