Infra-Estrutura
O Departamento de Astronomia possui instrumentos próprios que são um telescópio de 60 cm, instalado no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Brasópolis, MG e um Círculo Meridiano, instalado no Observatório Abrahão de Moraes (OAM), em Valinhos, SP. Estes instrumentos têm sido usados regularmente em pesquisas envolvendo estudantes de Pós-Graduação. Além disto, o Departamento tem sido um dos principais usuários do telescópio de 1.6m do LNA e do telescópio SOAR, instalado no Chile, bem como a outros telescópios localizados no exterior. O Departamento tem sido também um dos principais usuários do radiotelescópio de 13.7m de Atibaia (SP), pertencente ao INPE/MCT. O OAM abriga também o Laboratório de Astrobiologia, uma instalação multidisciplinar que reúne especialistas em astronomia, química e biologia.
Na sede do IAG na Cidade Universitária o Departamento existe um telescópio refletor de 35cm, exclusivamente as atividades didáticas, bem como um conjunto de telescópios portáteis para demonstrações e aulas práticas. O Departamento tem também laboratórios de Informática, Óptica e Eletrônica que suprem todas as necessidades para o desenvolvimento de experimentos técnicos e/ou pedagógicos, computacionais e didáticos.
A biblioteca do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP possui um acervo de milhares de livros especializados, e também assinaturas de todas as revistas importantes para a área de Astronomia. A biblioteca possui ainda anais dos principais simpósios, tais como os da União Astronômica Internacional. Existe ainda um sistema de procura de referências via computador, integrado ao sistema USP bibliotecas.
No que diz respeito ao parque de computadores, o Departamento de Astronomia possui salas de aula equipadas com computadores em rede e “data show” para aulas, salas de alunos equipadas com computadores individuais, além de servidores de alto desempenho onde se encontram disponíveis todos os softwares necessários para o desenvolvimento de nossas atividades, tais como: IDL, FORTRAN, C, C++, Mathematica, IRAF, Supermongo, etc. Os docentes e estudantes têm acesso à Internet através de um servidor próprio para Web e FTP, bem como a facilidades locais tais como scanners, impressoras laser e jato de tinta coloridas. Recentemente foi implantado o Laboratório de Astro-informática, destinado a simulações numéricas de alto desempenho, um dos melhores do Brasil na área. No momento estamos avaliando como esta ferramenta poderá ser utilizada a nível didático.