Linhas de Pesquisa
a) Material Didático para os Ensinos Fundamental, Médio e Superior
Identificação das principais carências didático-pedagógicas e produção de livros textos na área de astronomia. Transposição didática do saber acadêmico e dos principais conceitos na área da Astronomia a fim de transformá-lo em saber ensinar o que é apreensível pelos alunos.
b) Divulgação Científica em Astronomia e Cosmologia
Identificação das principais dificuldades na divulgação científica de astronomia e cosmologia e busca de soluções para superá-las. Discussão das implicações científicas e filosóficas das descobertas astronômicas e cosmológicas. Investigação do impacto da astronomia e cosmologia na arte e na cultura contemporâneas.
c) Instrumentação, Informática e outras Tecnologias no Ensino da Astronomia
Utilização e construção de equipamentos astronômicos para fins didáticos. Proporcionar a prática observacional necessária para desenvolver experimentos de observação astronômica possíveis de ser aplicados em sala de aula. Investigação das ferramentas de informáticas, de uso livre, disponíveis e de sua utilização como facilitadoras do ensino e da aprendizagem nas áreas da astronomia.
d) História e Filosofia da Astronomia
Discussão da construção e evolução dos conceitos no campo da astronomia. Elaboração de estratégias de estudo da história e a filosofia da astronomia em sala de aula. Investigação dos problemas e das principais questões motivadoras, das revoluções conceituais e das soluções historicamente estabelecidas.
e) Origem e Evolução da Vida no Universo
Caracterização e elaboração de conceitos visando integrar as idéias oriundas das diversas áreas (química, física, biologia e geologia) sobre a origem e evolução da vida no contexto cósmico. Discussão das condições sob as quais a vida se desenvolveu na Terra, bem como a possível existência de vida em ambientes astronômicos. Estudo das conseqüências de uma origem cósmica da vida para nossa visão da humanidade, sua história e seu futuro.