INFLUENCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA NA DENSIDADE DE MOSQUITOS VETORES NO LESTE DA AMAZÔNIA

Programa:
meteorologia
Primeiro Autor:
SILVA, Rommel Benicio C. da
Ano de Publicação:
Nome da Revista/Jornal:
Revista Brasileira de Climatologia
Tipo de publicação:
Artigo publicado em Revista
localidade:
Publicação Nacional
Silva, Rommel Benicio C. da
Vitorino, Maria Isabel
SOUSA, Adriano Marlisson Leão
SANTOS, Joyse Tatiane S.
Autores:
FERREIRA, Giovani Rezende B.
GONÇALVES, Fabio Luiz Teixeira
SANTOS, Marcos Ronielly da Silva
ISSN:
Volume:
Número:
Página Inicial:
Página Final:
Variabilidade Climática
Amazônia
Mosquitos

O clima na Amazônia tem apresentado mudanças naturais e principalmente antrópicas. Neste sentido este estudo objetiva entender a influência das mudanças climáticas na elevação da população de mosquitos na floresta primária da Amazônia oriental. Para isso, foram utilizados bancos de dados ambientais e biológicos coletados na Flona de Caxiuanã, como: Landsat 7 e 8, índices climáticos de IOS e MMA da NOAA, chuva, temperatura e umidade relativa do ar e biológicos do consórcio entre Museu Paraense Emilio Goeldi, FIOCRUZ, Instituto Evandro Chagas e Universidade Federal do Pará para um período de 1978 a 2017. Os resultados mostram que as mudanças no uso e cobertura da terra estão provocando alterações na variabilidade climática, promovendo a redução da precipitação e aumento de temperatura. No entanto, na área de floresta os padrões climáticos estão mais associados com a variabilidade natural. Além disso, as variações naturais do clima, através dos moduladores do Pacifico e do Atlântico indicam que as fases do ENOS determinam a variabilidade da precipitação anual. Apesar de 2005 ter ocorrido um extremo climático seco na Amazônia, mas a elevação da população de mosquitos parece estar relacionada com os efeitos da dinâmica atmosférica da escala de tempo.

AnexoTamanho
FG007-silvarommel-influenciaDavariabilidade2020.pdf1.08 MB