Bolsas

 

O programa dispõe de cotas de bolsas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Além disso, há solicitações individuais à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que avalia e concede bolsas de forma independente segundo seus critérios.


Concessão

Para as cotas do Programa de Mestrado, a Comissão de Admissão, constituída por três docentes do Programa, analisa a documentação encaminhada quando da época de inscrição, avalia os resultados da redação, prova escrita e currículo, classificando os ingressantes de acordo com seu desempenho. Essa classificação é utilizada no início do semestre para a distribuição das bolsas da cota para os ingressantes com melhor desempenho no processo de seleção. Com o ingresso do Programa de Meteorologia no Programa de Excelência Acadêmica da CAPES (PROEX), houve uma melhora significativa no gerenciamento de recursos, evitando problemas com bolsas. Em geral, todos os alunos ingressantes são contemplados com bolsas de estudo das diversas instituições de fomento, seja através de cotas ou de projetos individuais dos docentes. Entretanto, dependendo do número de alunos ingressantes, é possível que o número de bolsas no início do semestre seja menor do que o número de alunos ingressantes. Dessa forma, se houver um ou mais estudantes sem bolsa, após a atribuição de conceitos de disciplinas cursadas, o desempenho dos estudantes nas disciplinas de pós-graduação também será utilizado como critério de prioridade na concessão de bolsas.

Para o Doutorado, a banca que analisa a documentação e o projeto de pesquisa, submetidos quando da inscrição do candidato, preenche um formulário atribuindo notas ao projeto e ao candidato (a partir da documentação encaminhada). As notas dos formulários serão utilizadas para a concessão das bolsas. Quando houver disponibilidade de bolsa do CNPq, a bolsa será concedida ao aluno com melhor desempenho (avaliado pelo seu desempenho acadêmico, tempo no curso, e nota obtida no exame de ingresso) e, no máximo, até 24 meses após a primeira matrícula no doutorado. Neste caso, quando do depósito da tese, o aluno deve entregar à Secretaria de Pós-Graduação um resumo da utilização da taxa de bancada. O CNPq exige que o estudante mantenha os comprovantes de despesas da utilização da taxa de bancada por cinco anos, a partir da última despesa.


Suspensão ou Cancelamento

A bolsa concedida a um aluno será suspensa nos seguintes casos: - o aluno seja reprovado em uma ou mais disciplinas; - a média ponderada obtida no semestre seja igual ou inferior a C; - houver atraso na entrega do relatório semestral de atividades sem justificativa; A suspensão da bolsa será analisada pela Comissão Coordenadora de Programa, a partir da solicitação do Conselho de Orientadores.

Como a bolsa só é concedida por no máximo 24 meses no Mestrado, 48 no Doutorado e 60 (dependendo da agência financiadora) no Doutorado Direto, os estudantes que usufruem de bolsa das cotas do Programa e que não defenderem seus trabalhos até esse prazo têm suas bolsas canceladas.