Estudo dos mecanismos vinculados ao estabelecimento de um Evento de ZCAS através de simulações com o Modelo WRF
No presente estudo, os mecanismos vinculados à formação de um intenso evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) foram investigados. Para isso, uma análise observacional foi realizada para identificação desse sistema e seguinte implementação de um estudo numérico em uma escala sub-sazonal.
Uma vez que a atividade da ZCAS é predominantemente concentrada em uma das regiões de maior importância socioeconômica da América do Sul, os estudos de previsibilidade dessa feição são extremamente importantes.
O evento escolhido pela análise observacional foi caracterizado pelo suporte de uma estrutura em larga escala para seu desenvolvimento e persistência, através da presença de um vórtice ciclônico na região costeira do sudeste do Brasil.
A representação numérica desse caso de ZCAS foi particularmente desafiadora, uma vez que trata-se de um sistema complexo, cujo desenvolvimento e evolução conectam-se a características atmosféricas de grande escala. Para aprimorar a representação numérica desse evento, várias aplicações utilizando-se nudging espectral foram testadas, para garantir que as características de grande escala que suportam o sistema fossem bem representadas pelo modelo numérico. Os resultados mostram que a alternativa menos restritiva para a aplicação do nudging espectral mostrou-se ideal para manter suas características importantes, e ainda permitindo que os componentes físicos do modelo contribuam com a representação da atmosfera em escalas menores.
A partir disso, novos experimentos numéricos foram conduzidos para uma avaliação de como diferentes parametrizações convectivas e microfísica representam a banda de precipitação associada ao sistema.
Os resultados mostram que, quando usados juntos, tanto a opção de microfísica WRF Single Moment 6-Class (WSM6) quanto a opção cumulus de Kain-Fritsch (KF) contribuíram para a formação da banda convectiva associada à ZCAS. Os resultados também mostram que é possível usar um esquema de microfísica mais simples (WSM3) para a representação do sistema, uma vez que os desempenhos entre os diferentes testes em microfísica foram semelhantes
Anexo | Tamanho |
---|---|
t_natalia_p_silva_corrigida.pdf | 30.05 MB |
Editais |
Programa Nacional |
INGRESSO 1º SEM/2021
Doutorado Direto Complemento Edital 020/2020 Reabertura de inscrição
Exame de Proficiência Inglês (abril/2021)
Mestrado Complemento Edital 019/2020 Reabertura de inscrição |
Doutorado (para titulados no Mestrado) Fluxo Contínuo Doutorado 2021 Edital 002/2021
|
INFORMAÇÕES
Programa de Meteorologia
EXPO PG USP 2021
Feira de Pós-Graduação da USP
09 de fevereiro de 2021.